Resumo - Aron: os irmãos maiores

Páginas: 8 (1846 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2014
Aron - Os irmãos maiores o a diplomacia dentro dos blocos
A conjuntura atual (durante ColdWar) é caracterizada pelo duopólio nuclear e a extensão do sistema diplomático (descolonização e novas OIs). O dois grandes são os únicos com título de superpotência, únicos capazes de escolher soberanamente entre guerra e paz.
*A diferença entre os grandes (super e grandes potências), os médios epequenos não desaparecem, estão mais acentuadas do que nunca, todavia nunca foi tão difícil para os grandes impor sua vontade. A ameaça de usar meios tradicionais nem sempre é levada a sério, como já foi.

Distinção entre 3 categorias de relações:
*Membros de um bloco
*Entre blocos
*Entre cada bloco e o resto do mundo
O papel da força varia em cada categoria: aliados se persuadem reciprocamente,inimigos acumulam meios de coação, os que não são tocados diretamente pelo conflito entre os dois blocos procuram reduzir riscos enquanto tentam tirar vantagem da situação.

O bloco atlântico - OTAN
Um comando atlântico e uma integração parcial dos exércitos, que continuam a ser nacionais no recrutamento, administração, oficialato, armamento e espírito.
*A uniformização dos armamentos não seefetivou.
*Pode ser que se tenda a desenvolver um "espírito atlântico" nos estados maiores da OTAN mas parece que ainda não é predominante
*OTAN permite a retirada de tropas do comando atlântico para outras partes do mundo em tempos de paz (paz para o bloco como todo). As forças armadas podem ser utilizadas na África, na Ásia (onde estão colônias) e também em casos de guerra civil. A OTAN criaum quadro pouco favorável a levantes de militares, embora não proíba golpes explicitamente e também não possa impedi-los de fato.
*É proibido o uso da força entre membros.
*Só os EUA possuem as armas decisivas (nucleares e aviação estratégica), só eles decidem os objetivos militares. Porém em situação de risco de guerra ou medida militar a aliança deve agir pelo princípio da unanimidade. Só osEUA têm a palavra final por terem bombas nucleares, mas é provável que buscará apoio dos aliados, até hoje não ocorreu nenhum momento destes.
*A política da OTAN em relação ao outro bloco é discutida formalmente nas reuniões plenárias e, por via diplomática e de modo regular, pelos 4 membros principais na aliança (FRA, UK, GER e USA)
*USA têm interesse na OTAN em termos de imagem e propaganda, jáque o Ocidente se congrega num só bloco (mundo livre) contra a URSS. Interesse em termos de ação diplomática e militar e de forma jurídica de que ela se reveste. Europa porque precisam da garantia americana e por meio do pacto podem influenciar o gov. americano. Para ambas o pacto é vantajoso.
*Os membros são autônomos fora da zona de confrontação entre os blocos e também no que se refere à suagestão interna e aos grupamentos regionais. Vale lembrar que a luta interna é determinada pelo influência das polaridades (ex.: partidos comunistas).
A capacidade que os EUA têm de influenciar a política interna dos seus aliados e dos neutros varia conforme a homogeneidade das elites e das nações. Os gov. que admitem sua debilidade e impopularidade recebem às vezes mais auxílio de Washington doque aqueles que tem uma homogeneidade nacional que permite resistir à subversão e à chantagem.
*A OTAN, junto ao plano Marshall, tiveram a finalidade de levantar a Europa o mais rapidamente possível para resistir à URSS. A unificação militar não constituiu um império porque se transformou em unificação política.




Bloco soviético
O período anterior ao Pacto de Varsóvia de 1955 é marcadopor acordos bilaterais entre Moscou e seus aliados. Com o pacto passa-se para multilateralismo, prevê uma organização militar comum, sob as ordens de um general soviético, legalizando de certo modo a presença de tropas soviéticas noutros países.
Pela primeira vez a República Democrática Alemã figura num tratado de assistência recíproca em pé de igualdade com outros estados do leste.
*O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Irmao maior
  • Resumo Morgenthau Aron
  • Aron- resumo estudos sociológicos
  • Resumo o caso irmãos naves
  • Resumo do livro "dois irmãos"
  • resumo irmão urso
  • Resumo dois irmaos
  • Caso dos irmãos naves-resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!