Resumo aos dois capítulos do livro espaço e método: “o espaço e seus elementos: uma questão de método” e “estrutura, processo, função e forma como categorias do método geográfico” (milton santos)

Páginas: 11 (2513 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2013
Este resumo referente aos dois capítulos do livro Espaço e Método, onde tem-se “O Espaço e seus Elementos: Uma Questão de Método” e “Estrutura, Processo, Função e Forma Como Categorias do Método Geográfico” do autor Milton Santos.
Uma Palavrinha A Mais Sobre a Natureza
e o Conceito de Espaço

O Espaço e Seus Elementos: Uma Questão de Método

Espaço deve ser considerado como uma totalidade.Quanto a este, sua divisão em partes deve poder ser operada segundo uma variedade de critérios, o que o autor chama “Os elementos do espaço” é uma das diversas possibilidades.

O que é um Elemento do Espaço
Antes de definir o que é elemento do espaço, vale à pena discutir a própria noção de elemento. Para alguns teóricos elementos seriam “a base de toda dedução”; “princípios óbvios admitidos por todosos homens”. Essa definição equivale ao elemento como categoria, verdade eterna, presente em todos os tempos, em todos os lugares, e da qual se parte para compreensão das coisas num dado momento, levado em conta as mudanças históricas.
Leibniz considera que os elementos disporiam, então, de uma inércia, pela qual eles podem permanecer nos seus próprios lugares, enquanto existem forças que buscamdeslocá-los ou penetrar neles. Desse modo, sendo espaciais, eles também são dotados de uma estrutura interna, pela qual participam da vida do todo de que são parte e que lhe atribuem um comportamento diferente, como reação do próprio jogo das forças que os atingem.

Os Elementos do Espaço: Enumerações e Funções
Os elementos do Espaço seriam: os homens, as firmas, as instituições, o chamado meioecológico e as infra-estruturas.
Os homens são elementos do espaço, seja na qualidade de fornecedores ou candidatos de trabalho. Esses diversos tipos de trabalho e de demanda são à base de uma classificação do elemento homem na caracterização de um dado espaço.
A demanda de cada indivíduo como membro da sociedade total é respondida em partes pelas firmas e em parte pelas instituições. As firmas têmcomo função a produção de bens, serviços e idéias. As instituições por seu turno produzem normas, ordens e legitimações.
O meio ecológico é conjunto de complexos territoriais que constituem a base física do trabalho humano.
As infra-estruturas são o trabalho humano materializado e geografizado resultando em formas.

Os Elementos do Espaço: Sua Redutibilidade
A simples enumeração das funções, quecabem a cada elemento do espaço, mostra que eles são intercambiáveis e redutíveis uns aos outros. Essa intercambilidade e redutibilidade aumenta com o desenvolvimento histórico; é um resultado da complexidade crescente em todos os níveis de vida. Desse modo, homens também podem ser tomados como firmas (vendedor da força de trabalho) ou como instituições (no caso do cidadão, por exemplo); Da mesmamaneira que as instituições aparecem como firmas e estas como instituições (as transnacionais, grandes corporações, que não apenas se impõem regras de funcionamento, como intervém na criação de normas sociais).
É certo, porém que, no momento atual, as funções das firmas e das instituições de alguma forma se entrelaçam e confundem, na medida em que as firmas, direta ou indiretamente, também produzemnormas, e as instituições são, como o Estado, produtoras de bens e serviços.
Ao mesmo tempo em que os elementos do espaço se tornam mais intercambiáveis, as relações entre eles se tornam também mais intimas e muito mais extensas. Dessa maneira, a noção de espaço como uma totalidade se impõem de maneira mais evidente, porque mais presente; e, pelo fato de resultar mais intrincada, torna-se maisexigente de análise.

Os Elementos do Espaço: As Interações
Os estudos das interações entre os diversos elementos do espaço é um dado fundamenta da análise. Na medida em que a função é ação, a interação supõe interdependência funcional entre os elementos. Através do estudo das interações, recuperamos a totalidade social, isto é, o espaço como um todo. Pois cada ação não constitui um dado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da obra: Espaço e Método
  • Resenha Milton Santos "O espaço geográfico como categoria filosófica"
  • espaço e metodo
  • Espaço e método
  • Repensando a geografia: a formação socioespacial e o espaço e o método geográficos
  • Espaço e Método – Milton Santos Capítulo 2
  • Resumo do texto "O espaço e seus Elementos: Questões de Método" p 18-20
  • resenha do texto UMA PALAVRINHA A MAIS SOBRE A NATUREZA E O CONCEITO DE ESPAÇO DO LIVRO “ESPAÇO & MÉTODO”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!