RESUMO ANIMAIS PE ONHENTOS

783 palavras 4 páginas
ARRAIAS
O que são¿ São peixes encontrados tanto em águas salgadas como doces.
Classificação: Peixes Batóides; (são peixes cartilaginosos) Elasmobranchii; (mesma classificação dos tubarões) Chandrichithyes; (por serem marinhos) Potamotrygonidae (essa é a única família de arraia que vive em águas doces)
Características : Corpo Achatado Dorsiventralmente; Fendas Branquiais por baixo da cabeça; Essa é a principal característica que distingue os peixes batóides dos "verdadeiros" tubarões. Existe um tipo de arraia que pode sair do mar saltando.
QUANDO ATACAM¿ As arraias são consideradas animais dóceis e só atacam quando se sentem ameaçadas.
FORMAS DE ATAQUES: Chicote Natural; A arraia usa seus para chicotear seus inimigos; Rabo Engatilhado; O peixe aciona sua arma quando se sente ameaçado - geralmente por predadores como o tubarão, mas também por pisões acidentais. O ferrão se eleva e fica em posição oblíqua em relação à cauda para facilitar o disparo. Como uma Serra; No exterior do ferrão da arraia tem um serrilhado semelhante ao de uma faca. Se ele penetrar na carne, as serrilhas reversas, vão dilacerar o tecido ao sair. Arma Química; No interior dos ferrões existem glândulas de peçonha que podem ser injetados na vítima.
COMPOSIÇÃO DO VENENO: Enizmas 5-nucleotidase e Fosfodiesterase; (provocam a morte de tecidos e de células) Seratonina (faz com que a musculatura lisa se contraia com força e é esse componente que torna o veneno tão doloroso)
QUAIS OS SINTOMAS¿ dores, taquicardia, vômitos e diarréia, entre outros sintomas.
COMO SE PREVINIR DE ATAQUES¿ Evitar nadar em águas rasas e calmas.
Quando entrar no mar ou no rio, evitar dá passos largos. A pessoa deve entrar dando passos curtos e lentos para informar à arraia que ela tem tempo de fugir e que ela não corre

Relacionados