Resumo Anger Eggy

1682 palavras 7 páginas
RESUMO DOS CAPÍTULOS 1 E 2 DO TEXTO DE EZEQUIEL ANDER EGG

Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social
Professora: Simone Soares Viegas

Aluna:
Fernanda Aparecida Cruz

Resumo
1. O que fazer os trabalhadores sociais.
1.1 Onde prestam seus serviços os trabalhadores sociais
Inicialmente o texto traz informações sobre onde os profissionais do serviço social desempenham suas atividades. É possível perceber a partir do texto que esta profissão possui formas de atuar que são semelhantes em diversos países e regiões.
Verifica-se que o trabalhador social atua em locais como “agência de trabalho social” ou “agência de serviços sociais”, oferecendo serviços sociais, tais como ajuda a pessoas, grupos, organizações e comunidades a fim de contribuir com quaisquer necessidades desse público.
Segundo o texto é possível inferir que grande parte dos agentes sociais atua como contratados pelo governo, trabalhando em instituições públicas. Ainda segundo o texto esse panorama vem se alterando, visto que na atualidade grande parte dos profissionais dessa área está trabalhando em organizações privadas que oferecem serviços de âmbito social. As definições do serviço social permanecem inalteradas com o passar dos tempos, visto que afirmações antigas como as da autora Virginia Paraíso ainda são utilizadas na atualidade. Segundo essas mesmas afirmações entende-se que o serviço social está disseminado em diversas organizações e administrações tais como ministérios da saúde e assistente social, de trabalho e seguridade social, de educação, de bem estar social, ou outro qualquer. Sendo assim os profissionais do serviço social estão atrelados a 3 tipos de setores:
Setor público;
Setor voluntário;
Setor privado.
1.2 Os seus campos ou áreas de atuação e seus setores de intervenção
Os campos de atuação do serviço social pode ser entendido com 4 conceitos que se englobam:

Figura . Quadro resumo dos

Relacionados