RESUMO ANAL TICO O MUSEU E AS TECNOLOGIAS DA INTELIG NCIA

794 palavras 4 páginas
.

Resumo analítico sobre o artigo “O MUSEU E AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA: MEMÓRIA E OBJETO”.

Por que surge um novo conceito de museu?

Com o desenvolvimento das tecnologias e as mudanças sócio-comunicacional quem passa a organizar o tempo é a sociedade em rede, através dos fluxos de informações. Os museus passaram também a acompanhar a evolução tecnológica e enquadrar suas linhas de trabalho e desenvolvimento científico em novas perspectivas. A partir de 1994, com o advento da internet, a museologia passou a verificar um possível espaço para exposições, pesquisa e divulgação: o ciberespaço. Com isso, surge um novo conceito de museu que “decorre do nascimento de uma nova sociedade: a sociedade da informação, e da sua cultura cibernética.

O objetivo principal e os específicos do museu:

O objetivo principal do museu é o de preservar a memória social com o intuito de transmiti-la às sociedades. Estuda o objeto-testemunho voltando-se para as trocas e apresentação das diversidades que ocorreram e que ocorrem nas culturas.

Especificamente os museus objetivam expandir o ritmo das trocas coletivas de informações sobre os objetos. Pretendem descobrir e nutrir a vida do objeto, através de um trabalho constante de pesquisa, classificação e conservação; perceber e evidenciar os seus significados, através de uma linguagem adequada aos diversos interesses. Ao museu incube aproximar as culturas do homem e da técnica (a tecnicidade), expandir o conhecimento sobre a memória social; evidenciar todo o conteúdo informacional dos testemunhos agora compartilhados entre as pessoas e enriquecer o próprio conteúdo dos objetos a partir dos observadores em sua totalidade em um ambiente não mais localizado, fechado, mas universal, mais coletivo.

A relação cibermemória: sociedade, museu e história.

A cibermemória ou

Relacionados

  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas
  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas