Resumo - alfredo serrai: historia biblioteca como evolucao ideia sistema

1512 palavras 7 páginas
Título Do Texto: “História da Biblioteconomia como evolução de uma ideia e de um sistema”
Autor: Alfredo Serrai
Ano: 1975

A civilização humana se formou através do aprendizado acumulado pelas gerações anteriores. A conservação desse conhecimento requer um registro físico permanente ou duradouro para que ele possa ser transmitido às gerações futuras. Durante um tempo o homem transmite esse conhecimento oralmente para sua geração e à geração seguinte, diferindo do conceito de biblioteca, que se prende a documentos escritos. E mais tarde é feita a divisão entre arquivo e biblioteca, o primeiro reunindo documentos menos elaborados, como relatos de uma época, enquanto o segundo os documentos mais trabalhados, como produto de gerações.
O problema organizacional surge com o crescimento das coleções de livros, logo o sistema bibliotecário cria uma forma de organização para que os documentos possam ser localizados de forma rápida e prática. Assim se forma o catálogo por autores e títulos e o catálogo de matérias (ou assunto).
Grandes bibliotecas datam de muitos séculos antes de Cristo, a civilização assírio-babilônica deixou a biblioteca de Nínive (VI séc., A.C.) com tijolos de barro organizados em seções. Alexandria (II séc., A.C.) e sua nação rival, Pérgamo também nos deixou um grande acervo de obras, a primeira contava com um catálogo de classes e dentro de cada classe os autores eram listados em ordem alfabética.
O fim da biblioteca antiga no ocidente se deve ao desaparecimento do Império Romano do Ocidente e o enfraquecimento da tradição filosófica devido à expansão do cristianismo. Logo as bibliotecas romanas são substituídas por acervos cristãos, focadas nos livros sagrados. O pouco material pagão é deixado em segundo plano e usado apenas para polemizar o mundo pagão.
No oriente a historia foi diferente, a biblioteca imperial de Bizâncio se manteve ativa até a Primeira Cruzada Latina (1204) e ao Saque Dos Turcos (1453). Nos mosteiros de desenvolve a cópia de

Relacionados

  • Resumo do Texto "História da Biblioteca como evolução de uma ideia e de um sistema"
    1114 palavras | 5 páginas
  • Livros
    4443 palavras | 18 páginas