Resumo - alfabetização familiar

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
DISCIPLINA: AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA
PROFESSOR: CÉSAR COSTA VITORINO
ALUNA: RUTE RÊGO




RESUMO


PURCELL-GATES, Victoria, A alfabetização familiar:
coordenação entre as aprendizagens da escola e as de casa


O texto apresenta uma análise críticaacerca dos estudos sobre a importância do papel da família no desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças, aborda, também os programas de alfabetização familiar que estão sendo aplicados e quais os resultados destes programas.

Os estudos sobre a relação entre a alfabetização inicial e as práticas familiares vêm se firmando como um dos principais fatores para o desenvolvimento da educaçãoinfantil; apesar do conhecimento dos estudiosos, sociólogos e pedagogos sobre a importância da família para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos filhos, somente nestas últimas décadas é que surgiu a preocupação em investigar sobre este assunto. O pressuposto básico das pesquisas é que a escola não pode trabalhar na educação infantil sem considerar que a alfabetização familiar éimportante para o desenvolvimento da criança.

Na década de 60 a investigação sobre o desenvolvimento infantil começou a crescer e a sua verdadeira importância ser dada; foram feitos estudos com crianças dentro de suas realidades sociais e familiares onde foram analisadas suas capacidades de aprender a ler e escrever e o que foi observado é que, contrariando algumas inferências, as condiçõessócioeconômicas das famílias não eram os determinantes principais do bom rendimento escolar das crianças, mas práticas letradas de casa, que variavam segundo o nível sócio-econômico, eram as que melhor explicavam as diferenças em relação ao rendimento escolar, o coeficiente intelectual e o desenvolvimento da linguagem. Esta constatação nos leva a refletir sobre algumas concepções feitas acerca da idéia deque uma criança com baixas condições econômicas tem a sua habilidade cognitiva inferior a uma de um nível mais elevado que ela. O êxito escolar, a melhoria do processo de alfabetização inicial sem nenhuma discriminação de etnia ou de classe social das crianças deve ser o objetivo comum dos pais e da escola.

Nas décadas de 70 e 80 muitos estudiosos do desenvolvimento infantil defendiam que ascrianças já chegam à escola com algumas informações sobre a escrita obtidas em seus meios sociais. Alguns investigadores sobre alfabetização inicial, a partir da relação sóciocultural, concluíram que as aprendizagens da língua escrita realizada pelas crianças antes da ida à escola são determinadas pela forma como as pessoas da sua família e comunidades sociais usam a escrita. Porém, em 1995,Purceel-Gates fez um estudo, contrariando a afirmação de que todas as crianças já chegam à escola com uma gama de informações sobre a língua escrita, trazida do seu ambiente familiar e social. Heath (1983), Purecll-Gates (1995), Cochran-Smith (1995), Taylor e Dorsey-Gaines(1998) concluíram que o nível de aprendizagem das crianças variam de acordo com a relação que seus familiares tem com a leitura e aescrita. Este estudo alerta para o fato de que apesar do lar ser um lugar essencial para a aprendizagem da leitura e da escrita, não podemos dar por feitas certas práticas letradas, uma vez que a maioria das famílias não possui uma educação formal.

Vejamos as contribuições dos estudos sobre as aprendizagens relacionadas com o mundo escrito e as interações que contribuem para a construção dessesconhecimentos: a) conhecimento de registros escritos – Chafe e Danielewioz, em 1986, constataram que a linguagem escrita difere da oral de forma específica e identificável; não é suficiente a presença da escrita no ambiente da criança, é necessário participar nas práticas letradas; a leitura de contos é a prática familiar mais relacionada com o êxito escolar da criança em sua aprendizagem da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Aconselhamento e Orientação Familiar
  • Resumo De Observando O Familiar
  • Resumo História da alfabetização
  • PLANEJAMENTO FAMILIAR RESUMO
  • resumo PSICOTERAPIA FAMILIAR
  • resumo as novas configurações familiares
  • Resumo sobre alfabetização
  • RESUMO DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!