Resumo administração de compras e suprimentos

Páginas: 37 (9221 palavras) Publicado: 13 de junho de 2012
Administração de Compras e Suprimentos
Ainda segundo Monzcka, o papel estratégico de Compras está vinculado ao gerenciamento da base de fornecedores e a sua contribuição estratégica propriamente dita.
Para Leenders et. al (1994) uma empresa que pretenda ter destaque no cenário internacional (world class) precisa ter uma área de Compras que desempenhe não apenas um papel operacional mas quetambém contribua estrategicamente para a organização.
Spekman et. Al (1994) o ambiente altamente competitivo exige que a função Compras fizesse parte do planejamento estratégico das empresas.

As principais atividades de uma organização de compras são:
Registro de compra; preço; estoque e consumo; fornecedores; Arquivos e especificações e arquivos de catálogos.
Chefia de Compras: estudar eanalisar as solicitações de compra de matérias-primas, máquinas e equipamentos em geral; inteirar-se das necessidades e detalhes técnicos exigidos pelos requisitantes, coordenar pesquisa de fornecedores e coleta de preços; organizar concorrências e estuda os seus resultados, optando pelo que melhor condições oferecida, manter contato com fornecedores; solicitar testes de qualidade das matérias-primasadquiridas; assessorar as várias seções com informações e soluções técnicas; controlar prazos de entrega; elaborar previsões periodicamente de compras; examinar cadastro geral dos fornecedores; manter contatos com setores de produção; elaborar relatórios e estatísticas de controle geral.
Comprador de Materiais Diversos: efetuar e acompanhar pequenas compras de materiais sob supervisão da chefia daseção; classificar e analisar requisições de compras remetidas por outros setores; pesquisar cadastro de fornecedores e efetuar coleta de preços; estudar preços e qualidades, optando pelo que obter melhores condições; efetuar as compras e controlar a entrega dos materiais; manter arquivo de catálogos e fornecedores.
Comprador Técnico: efetuar compras de materiais especiais de produção mediante asupervisão e orientação da chefia; classificar e analisar solicitações de compra; estudar e analisar necessidades técnicas; pesquisar cadastro de fornecedores; preparar concorrência. analisar informações recebidas e informar á chefia as melhores condições; manter e atualizar cadastro geral de fornecedores; assessorar as várias seções com informações técnicas; acompanhar e controlar a entrega dosmateriais.
Comprador de Matéria-prima: efetuar compras de matérias-primas utilizadas em uma ou várias unidades fabris, sob supervisão da chefia da seção: classificar e analisar solicitação de compras oriundas de outro setor; pesquisar cadastro de fornecedores; consultar em publicações específicas as cotações dos produtos; organizar pequenas concorrências; analisar as informações e opinar sobre asmelhores ofertas; providenciar as compras e acompanhar as entregas das mesmas.
Auxiliar de Compras: controlar o recebimento e solicitações de compras e efetuar conferência dos valores anotados; pesquisar arquivo de publicações técnicas; elaborar relações e fornecedores para cada material, emitir pedidos de Compra; controlar arquivo de catálogos e documentos referentes às compras efetuadas.Acompanhar, documentar e fiscalizar as encomendas realizadas em observância aos respectivos prazos de entrega; informar ao comprador o resultado do acompanhamento; efetuar cancelamentos, modificações e pequenas compras conforme determinação da chefia.

O ciclo de pedido devem ser controlados pelo pessoal da Logística através dos sistemas de transmissão de ordens, dos níveis de estoque definidos comoótimo, dos procedimentos de processamento e montagem dos pedidos e dos sistemas de entrega. Esta administração oferece a oportunidade de olhar a própria empresa através dos olhos dos seus clientes, vendo e experimentando a transação da forma que o consumidor faz. Toda vez que um pedido é manuseado o cliente também é, e cada vez que um pedido não é atendido, o consumidor também não o é.O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de compras e suprimentos
  • Administração de compras e suprimentos
  • suprimentos e compras
  • Suprimentos e Compras
  • Compras de Suprimentos
  • Compras e Suprimentos
  • LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: COMO FORTALECER UMA...
  • Administração de Vendas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!