Resumo- aA esperança na educação do livro " O que é educação" de BRANDÃO, Carlos Rodrigues

Páginas: 2 (438 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. Brasília: Brasiliense, 1981
A ESPERANÇA NA EDUCAÇÃO
O autor faz pensar sobre o que há por traz dos tipos de educação em cada sociedade. Com isso quermostrar que a “educação oficial” de cada comunidade pode ser a forma com que classes privilegiadas encontraram para impor e legitimar um controle sobre as outras classes.
Quando ele diz que: “De outrolado, os alunos criam e recriam as suas unidades de organização, os seus grêmios, grupos de arte e cultura. Quem poderia esquecer que as experiências de Educação Popular e de Cultura Popular no Brasilforam iniciadas dentro dos primitivos serviços de Extensão Universitária, como o da Universidade Federal de Pernambuco, onde nasceu o Método Paulo Freire de Alfabetização, ou como os Movimentos deCultura Popular e os Centros Populares de Cultura, vinculados ao movimento estudantil e às suas unidades de mobilização?(Pg109) Ele critica a educação da sociedade capitalista, pois afirma que, apesarde teoricamente ser um projeto de reprodução de igualdade, quando separa e como separa quem entra e quem sai das escolas ela, na realidade, reproduz e consagra a desigualdade social. Afirma que esteprocesso é consolidado devido às classes sociais privilegiadas que ganham com a manutenção desse sistema, pois, assim, ficam com o controle e impedem mudanças significativas que os prejudiquem.
Alémdisso, traz a ideia que projeta sobre a educação um meio de mudança social e de formação de sujeitos na mudança social, porém quando essa ideia é tratada como única prática social capaz de criar naspessoas condições necessárias para a transformação política, econômica e cultural da sociedade, sem que seja lembrado que ela é determinada, como afirmou anteriormente, por classes sociais privilegiadas.Por fim, conclui que a educação, apesar de reproduzir e consagrar as desigualdades na sociedade capitalista, é inevitável e que pode ser reinventada. Esta reinvenção é vista, segundo ele,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Livro "O que é educação" de Carlos Rodrigues Brandão
  • Resumo do livro "o que é educação?" de carlos rodrigues brandão .
  • Fichamento do livro “O que é educação?” (Carlos Rodrigues Brandão).
  • O que é educação
  • Resenha do Livro O que é Educação Carlos Rodrigues Brandão
  • Resenha do livro "O que é educação" de Carlos Rodrigues Brandão
  • Fichamento do livro o que é educação de carlos rodrigues brandão
  • Fichamento do livro o que é educação de carlos rodrigues brandão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!