RESUMO__A_PRIMEIRA_ENTREVISTA__FIORINI_

1539 palavras 7 páginas
FIORINI, H. J. Teor ia e Técnica de Psicoter apias. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CAPÍTULO 4 – A PRIMEIRA ENTREVISTA

Sobre psicoterapias, destaca-se o papel crucial do primeiro contato com o paciente. A maneira pela qual o terapeuta maneja essa primeira entrevista pode ter uma influência decisiva na continuidade ou abandono do tratamento e, na eficácia que o processo terapêutico possa vir a alcançar.
Em primeiro lugar, é importante destacar o fato que essa entrevista tem como objetivo cumprir não só funções diagnósticas e de fixação de um contrato, mas que, em psicoterapias, desempenhará sempre, além disso, um papel terapêutico, como o evidenciam investigações destinadas a avaliar efeitos da primeira entrevista. Portanto, é preciso que sua ação terapêutica não se exerça meramente pelo efeito placebo do contato inicial, mas que o terapeuta possa também fazer intervenções adequadas, potencializadoras desse efeito.
Deve-se criar logo de início, um aliança sólida para pôr em andamento o processo terapêutico, pois, com esse estilo de trabalho, foi constatado uma marcada redução no índice de abandonos, inclusivo nos casos encaminhados ao final dessas entrevistas.
Uma primeira entrevista para psicoterapia deve e pode estruturar-se de modo definido, com traços próprios que a distinguem dos outros tipos de contato inicial. Essa entrevista, para ser eficaz, deve cumprir, em fases sucessivas, várias tarefas:
1. Diagnóstico aproximativo inicial a partir dos dados fornecidos pelo paciente.
2. Esclarecimento inicial do terapeuta acerca da problemática formulada e da orientação terapêutica que decorre do diagnóstico dessa problemática.
3. Elaboração conjunta desse panorama por meio de reajustes progressivos.
4. Obtenção de acordos gerais sobre o sentido e os objetivos que se atribuiriam à relação terapêutica que se proponha instalar entre os dois.
5. Acordos específicos sobre as condições de funcionamento dessa relação (contrato).
6. Antecipações mínimas sobre o modo de

Relacionados