Resumo (5 a 6 páginas manuscrito) do livro o caso dos exploradores de cavernas

Páginas: 7 (1720 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
A Suprema Corte de Newgarth processou e condenou à pena de morte pela forca, quatro membros da Sociedade Espeleológica – uma organização amadorística de exploração de cavernas.
Em maio de 4299, os acusados acompanhados de Roger Wethmore ingressaram em uma aventura adentro de uma caverna, situada no Planalto Central de Commonwealth.
Houve um desmoronamento, onde blocos de pedra bloquearam aúnica saída da caverna.
O secretário da Sociedade foi notificado pelas famílias dos exploradores a respeito deles não terem retornado aos seus respectivos lares. Como os exploradores haviam deixado indicações da localização da caverna na sede da Sociedade antes de partirem, a equipe de socorro foi enviada ao local.
Durante o resgate, outros desmoronamentos aconteceram, e em um destes, dez operáriosforam levados a óbito.
Os exploradores haviam levado consigo escassos provisões e sabia-se que dentro da caverna não havia substancia animal ou vegetal que lhe servissem de alimento, causando então o receio que viessem a falecer por inanição.
No vigésimo dia, tomou-se conhecimento que os exploradores tinham em posse um rádio transistorizado, instalando-se imediatamente equipamento similar noacampamento.
Estabelecida à comunicação, os exploradores foram informados pelos engenheiros da equipe de resgate que seriam necessários o tempo aproximados de 10 dias para o resgate.
Os exploradores então pediram para falar com algum médico que estivesse presente no acampamento e a este perguntaram sobre a chance de sobreviverem estes 10 dias, informando ao mesmo suas condições relacionadas àquantidade de alimento disponível, sendo então informados pelo médico que as chances eram ínfimas. Após terem se comunicado com o médico, cessaram sua comunicação por oito horas. Ao restabelecer comunicação com o acampamento, Whetmore, discursando em nome de todos aprisionados na caverna, indagou se seria possível a sobrevivência por mais dez dias se eles se alimentassem de carne humana, obtendoresposta positiva, mesmo a contragosto do presidente da comissão.
Ao serem libertados os homens que estavam presos na caverna, obteve-se conhecimento que no vigésimo terceiro dia, Whetmore havia sido morto e sua carne servido de alimento aos demais exploradores. Segundo as declarações dos acusados, Whetmore fora quem elaborou a proposta de se alimentarem da carne de um deles, propondo que a escolha doque seria sacrificado fosse realizada através da sorte, lançando dados que Whetmore trazia consigo. Antes do lançamento dos dados, o próprio Whetmore declarou que desistira do acordo e era de sua preferência que aguardassem o decorrer de mais uma semana antes de adotar a terrível medida que ele mesmo propusera aos demais, sendo acusado pelos outros de violação do acordo e prosseguiram com olançamento dos dados. Ao chegar a vez do Whetmore lançar os dados, ele recusou-se a fazê-lo, então um dos acusados fez o lançamento em seu lugar sem que Whetmore levantasse qualquer objeção quanto ao fato. Tendo-lhe sido adversa a sorte, foi então morto pelos seus companheiros.
No julgamento, após ter sido concluída a prova, o porta-voz dos jurados (de profissão advogado) perguntou ao juiz se os juradospodiam emitir um veredicto especial, deixando o juiz decidir se havia culpabilidade ou não dos réus, após uma discussão, tanto o representante do ministério público quanto o advogado defensor dos réus concordaram com tal procedimento, o qual foi aceito pelo juiz.
Em um longo veredicto especial o júri acolheu a prova dos fatos e com fundamento nos mesmos, se os acusados fossem consideradosculpados, deveriam ser condenados. Com base neste veredicto, o juiz de primeira instancia decidiu que os réus eram culpados do assassinato de Roger Whetmore, em conseqüência sentencionou-os à forca.
Foster, J. acredita que há mais do que o destino dos exploradores em juízo neste caso, estando a própria lei em juízo, dizendo que se o Tribunal declara que os réus cometeram um crime, a lei será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro O Caso dos exploradores de cavernas
  • Resumo do livro: “o caso dos exploradores de cavernas”
  • Resumo do livro o caso dos exploradores de caverna.
  • Resumo do livro o caso dos exploradores de caverna
  • Resumo do livro "O Caso dos Exploradores de Caverna"
  • resumo do livro o caso dos exploradores de cavernas
  • Resumo do livro: o caso dos exploradores de cavernas
  • Resumo e conclusão do livro o caso dos exploradores de cavernas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!