RESUMO 40208994874 Ptg

767 palavras 4 páginas
A atuação do psicólogo na educação básica junto ao processo de inclusão escolar: um estudo exploratório no município de Assis-SP.
Isabela Ribeiro da Silva, Larissa De Genaro Rodrigues, Eduardo Galhardo, Faculdade de Ciências e
Letras de Assis, Psicologia, isaaribeiro@hotmail.com.
Palavras Chave: Educação Básica, Inclusão Escolar, Psicólogos.

Introdução
O papel do psicólogo não se limita a emitir laudos ou aplicar testes psicológicos, mas sim disponibilizar suas técnicas para uma melhor adaptação do aluno especial à vida escolar visando à sua socialização.
O psicólogo contribui na inclusão oferecendo aos professores de ensino regular e especial suporte consistente na coleta de dados sobre a criança, dados relacionados as dificuldade e as possíveis decorrências das limitações identificadas; fornecendo apoio nos programas de transição para alunos com deficiências; a assessoria a professores e administradores na busca de melhorias curriculares e desenvolvimento de programas de instrução visando à organização de conteúdos e de padrões de desempenho; intermediando a relação escola-família pela comunicação mais próxima com a comunidade, pais e alunos.

Objetivos
O trabalho analisa por diferentes referenciais a participação do Psicólogo neste processo da
Educação Inclusiva a partir das perspectivas e opiniões dos profissionais, professores universitários e Quintanistas na área da Psicologia no que tange à transição do papel do Psicólogo no processo da inclusão escolar do aluno especial.

Material e Métodos
A amostra é composta por profissionais das instituições formadoras de psicólogos, psicólogos que atuam em Instituições de apoio à pessoas com deficiência, e, quintanistas de psicologia da UNESP
ASSIS. A amostra foi coletada no município de
Assis-SP. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados quantitativos e qualitativos que se deu por questionários on-line via GoogleDocs, elaborados a partir de estudos realizados (bibliografia básica).

38,5% realizados em escolas

Relacionados