Resumo 4 E 6 Ral Brasielira

411 palavras 2 páginas
Capítulo 4

O autor utiliza como exemplo o livro A cabeça do brasileira de Carlos Almeida, Almeida em seu livro idolatra o Estados Unidos,idealizando-o como país super desenvolvido criando a Teoria da modernização na sua versão culturalista e conservadora , Jessé faz sua critica á teoria de Almeida, como pode países sócio- democráticos da Europa serem mais desiguais que no Estados Unidos, sendo que nesses países há décadas há sistema de saúde e sistema de educação gratuitos para toda a sociedade, sendo que no Estados Unidos estes sistemas não foram implantados até hoje.

É com base nessa imagem de igualdade do país norte-americano que Almeida faz sua critica ao Brasil que é percebido por ele como hierárquico e arcaico,para analisar a situação do Brasil Jessé usa a expressão “jeitinho brasileiro “ de Roberto DaMatta, jeitinho brasileiro seria a perversão da lei e da regra geral e aplicável á todos, Jesse explica que o jeitinho brasileiro nada mais é que a dominação de classes, Jesse afirma que o livro de Almeida deixou tantas pessoas satisfeitas e outras tantas insatisfeitas, e porque estes insatisfeitos não manifestaram sua discordância, a sua tese é que de o livro de Almeida representa a ideologia no Brasil hoje, a ideologia do “conservadores”.

Capitulo 6

O capítulo começa com uma análise crítica das estruturas do capitalismo comtemporâneo, diferentemente do culturalismo, onde a cultura é a mesma do Portugal de 1500 e nós nunca vivenciamos a modernidade, devem ser investigados os nossos traços especificamente modernos que garantem, por exemplo, a manutenção dos privilégios de classe.
Em suma Jesse exemplifica que mercado e estado têm fundamentalmente o seu peso na formação social atual, mas não na configuração moral que julga o patrimonialismo. Estas instituições comandam nossas vidas, e comandam por que desejamos os benefícios oferecidos,a quem busca a ascensão social pelas instituições. Estas instituições, longe de serem neutras, possuem uma

Relacionados

  • Direito
    2896 palavras | 12 páginas