Resumo 2 The myopia of new marketing panaceas Badot Cova 2008

Páginas: 7 (1616 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
Resumo do Texto – The myopia of new marketing panaceas
Autor: Badot & Cova

Introdução
Desde meados da década de 1980, o Marketing tem produzido constantemente novas e cada vez mais abordagens sofisticadas destinadas a melhorar os seus métodos e ferramentas de entendimento e conhecimento do consumidor. Portanto, "falar de um" novo marketing "tem atraído interesse considerável "(Palmer e Ponsonby2002, p. 177).Novos conceitos e novos quadros foram introduzidas a fim de repensar / reformar a disciplina (Brownlie et al.1999; Hakansson et al 2004;. Sheth e Sisodia 2006) e de rever alguns de seus principais quadros, como os 4Ps (Constantinides 2006). Certas mudanças paradigmáticas têm sido propostas em torno de tais conceitos "novos" como os de relação (Gummesson, 1987), a experiência(Schmitt, 1999) e valor (Ponsonby e Boyle 2004). Como ressaltado por Brown (1993a e 1993b), este "novo marketing" forma uma vasta literatura prática destinada a fornecer aos gestores "As soluções para os males de marketing" (1995b Brown, p. 50).
No entanto, os resultados destes movimentos restauradores têm sido insatisfatórios e certamente decepcionante em termos do que foi inicialmente esperado. Os EUAnunca tiveram tantos clientes insatisfeitos, fazendo com que as empresas começassem a implementar programas de relacionamento com os clientes e abordagens CRM (Fournier et al. 1998).
Uma resistência dos consumidores a própria idéia de marketing e às suas abordagens associadas tem continuamente reforçada (Johansson 2004; Kozinets e Handelman 2004) a combinação desta crescente saturação domarketing. Novas tecnologias de controle do consumidor levaram a um nível sem precedentes de resistência de marketing (Rha et al., 2002). Assim, alguns estudiosos levantam a hipótese de que os consumidores desenvolveram um reflexo de marketing (Brown 2003), que lhes permite adivinhar as intenções quaisquer de novas estruturas de comercialização. O presente ensaio tem como objetivo reunir considerações(Perry et al 2003) sobre "novo marketing" e especialmente a:
1) Recapitular novas abordagens de oferta de marketing;
2) Identificar as suas limitações;
3) Avaliar o atual estado de resistência do consumidor ao marketing e os novos modelos de marketing;
4) Identificar um quadro teórico que é favorável para o desenvolvimento conjunto de relacionamento com os consumidores. A contribuição esperadadeste ensaio é preparar o caminho para a reconstrução do Marketing como disciplina e dissertar sobre dois fatores principais que leva a Miopia em Marketing.

MODELOS DE MARKETING E MIOPIA EM MARKETING
Com a proliferação dos modelos de marketing ao longo dos últimos 20 anos, este fenômeno de utilização de nomes metafóricos como marketing de guerrilha, marketing tribal ou marketing viral foi devidoem muitas vezes pelos resultados bem sucedidos do passado em visões interdisciplinares que buscavam este tipo de metáfora.
O que é notável neste panorama de modelos de marketing é o fato de que a disciplina de marketing, cuja etimologia é muito ligada à palavra "mercado", é, basicamente, tentar olhar além do mercado (ambiente, grupos sociais, relações sociais, sociais experiências, etc.) em suatentativa de renovar-se. Se olharmos para tudo isso a partir de uma fonte externa vista da disciplina, ao contrário do que Smithee e Lee (2004) propôs, uma pode até achar que é quase indecente querer a todo custo unir certos termos que são completamente externos para o mercado com o termo de marketing.
O caso da eco-marketing e da comercialização de produtos derivados da agricultura ecológica é umbom exemplo desta operação em marketing binomial / capitalismo. Infelizmente, como Boltanski e Chiapello (2006) mostrou, isso levou a um resultado de desconfiança cada vez maior. Por exemplo, o marketing experiencial proporciona aos consumidores um sentido de que eles estão sendo privados de sua vida cotidiana, que as empresas estão tomando suas vidas para organizar algo abstrato, que está além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • news of the world
  • The new separation of powers
  • Resumo do texto marketing myopia
  • the story of stuff resumo
  • Resumo the crisis of neoliberalism
  • Resumo do artigo
  • Resumo Marketing 2
  • Resumo Cap 2 Marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!