resumo 1º capitulo do livro "vivendo com propósitos" de Ed rené Kevitz

516 palavras 3 páginas
No primeiro capítulo do livro “ Vivendo com propósitos” de Ed René Kivitz, o autor começar por explorar o tema da Felicidade. Ao longo do capítulo o autor debruça-se sobre nove pontos explicativos sobre o tema.
O primeiro ponto que o autor aborda neste capítulo é o “paradigma da felicidade”. Aqui, Kivitz mostra que cada indivíduo tem um ponto de estabilização de felicidade para o qual voltam, independentemente do tipo ou da intensidade das situações vividas. Diz que estas experiências não passam de picos de prazer que tarde ou cedo passam e a pessoa retorna ao seu padrão normal de contentamento. O autor termina a ideia dizendo que todos os indivíduos vivem em ciclos de estados de espírito, e a partir desses ciclos conseguimos definir o nosso nível de felicidade.
No segundo ponto “ três equívocos a respeito da felicidade”, o autor começa por dizer que o primeiro equívoco consiste no facto de as pessoas acreditarem na existência de uma fórmula para a felicidade. O autor argumenta esta ideia dizendo que “a felicidade não está relacionada às circunstâncias imediatas da vida”. O segundo equívoco consiste na ideia que a felicidade pode ser um estado permanente. O terceiro equívoco enumerado pelo autor tem por base na crença de algumas pessoas de que a felicidade é algo que faz parte de um destino aleatório (Alguns nascem para ser felizes, outros não). Sobre esta ideia o autor argumenta que a felicidade não é algo que pertence ao acaso e que cada pessoa é responsável pela qualidade de vida que leva.
No terceiro ponto e quarto ponto “ O estado de Espírito perturbado” e“ os inimigos da felicidade” Kivitz fala sobre as pressões e ocupações do dia a dia e o modo como elas têm grande influência sobre o nosso estado de espirito. O autor diz que é exatamente durante estas atividades que “somos desafiados a experimentar a felicidade” e a cultivar o nosso próprio estado de espírito. O quinto ponto “ A vida e os seus limões” aborda o facto de a vida ser imprevisível e

Relacionados