Resumo 1º, 2º e 3º acto frei luis de sousa

Páginas: 6 (1477 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett
resumo dos actos

Grupo I Rafael Lopes , Ana Sousa e Rui Nogueira

Resumo Geral da obra
A peça é baseada na vida de Frei Luís de Sousa (D. Manuel de Sousa Coutinho) . D. Madalena de Vilhena, sete anos depois do seu marido (D. João de Portugal) ter desaparecido na batalha de Alcácer Quibir, casa com Manuel de Sousa Coutinho, do qual tem uma filha ,Maria. D. Madalena vive angustiada com a possibilidade do primeiro marido estar vivo e é perturbada pelos tristes pressentimentos da frágil Maria e de Telmo, o velho empregado, que continua á espera do regresso de D. João de Portugal. Após vinte anos, o mesmo retornou a, disfarçado de Romeiro. O desfecho é trágico, no qual Madalena e Manuel resolvem tomar o hábito religioso e durante esta cerimónia,Maria morre na igreja aos seus pés.

Acto I
• O primeiro acto passa-se no palácio de Manuel de Sousa Coutinho em Almada no seu interior está dona Madalena sentada numa cadeira, com as mãos cruzadas sobre o seu regaço, lendo um livro de seu nome Lusíadas. D. Madalena ao ler relembra tudo pelo que tinha passado. D. Madalena encontra-se triste, desconfortável, e muito preocupada pois foi casadasendo o seu primeiro marido D. João de Portugal que ao participar na Batalha d'Alcácer foi dado como morto. Então D. Madalena falando com Telmo o seu aio que desde que casou com D. João de Portugal a segue para todo o lado contando-lhe da sua angústia de saber que procurou durante 7 anos seguidos o seu marido e que nunca o encontrou. Por não o ter encontrado casou-se novamente com D. Manuel deSousa Coutinho e dai nasce Dª Maria uma menina com 13 anos que apesar da idade que tinha estava muito desenvolvida mas que era uma menina muito frágil.

Telmo nunca aceitou o casamento de D. Madalena com Manuel de Sousa Coutinho pois para ele o seu amo foi e será D. João de Portugal. Telmo também ao principio não gostava de D. Maria mas agora depois de crescida querela mais do que nunca. Mesmodepois de tantas procuras e de ter casado pela segunda vez e de ter uma filha desse casamento D. Madalena vive na angústia de que o seu 1º marido D. João de Portugal volta-se e a encontra-se casada e com uma filha de D. Manuel de Sousa Coutinho. Lisboa enfrenta uma época má pois por toda a parte existe peste. Peste essa que os governadores de Espanha sentem receio e tentam ir para Almada para sepoderem hospedar no palácio de D. Manuel. este por sua vez não aceita que os governadores lhe tomem os seus aposentos e resolve incendiar o palácio destruindo-o completamente inclusive o seu retrato que para D. Madalena significa desgraça, presságio etc... Depois de tudo D. Madalena com a sua família e seus aios partiram e foram morar para a sua 1ª casa onde viveu com D. João de Portugal

Acto II
·No segundo acto a acção passa-se durante o dia , no palácio que pertencera a D. João de Portugal, onde predomina o “gosto melancólico e pesado” , o que remete, desde logo, para a fatalidade e para a desgraça.

Cena I

·

Maria entra em cena, puxando Telmo pela mão. Durante a conversa entra ambos são focados vários aspectos, entre os quais: - Maria comenta o facto de sua mãe viver de talmodo aterrorizada naquele palácio, que havia oito dias que estava doente; - Telmo exalta as qualidades de coragem e patriotismo de Manuel e de Sousa Coutinho; - Maria refere o refugio do pai, num «quinta tão triste d’alem do Alfeite», motivado pelo receio de represálias por parte dos governadores; - Curiosa, interpela Telmo relativamente ao retrato que tanto assustara a mãe quando, ao entrar nopalácio, «põe de repente os olhos nele e dá um grito»; -Como Telmo tenta desviar a atenção de Maria sobre este assunto, conversam sobre D. Sebastião e Camões, cujos retratos também se encontram naquela sala.

Cena II e IV

· Manuel de Sousa Coutinho, ao entrar em casa, desvenda á filha a identidade da figura masculina retrata no quadro e que Maria afirma desconhecer, embora suspeite de quem se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumos frei luis e sousa 1º e 2º acto
  • Resumo 1º, 2º e 3º acto frei luis de sousa
  • Resumo frei luis de sousa
  • resumo frei luis de sousa
  • Resumos de frei luis de sousa
  • frei luis de sousa resumo
  • Frei Luís de Sousa
  • Resumo de "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!