Resumo “Ritos Corporais entre os Nacirema”

Páginas: 6 (1454 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
Partes importantes do texto:
“Ritos Corporais entre os Nacirema” – Horace MINER – Crônica

- Professor Linton, em 1936.

- o que é: um grupo norte-americano que vive no território entre os Cree do Canadá, os Yaqui e os Tarahumare do México, e os Carib e Arawak das Antilhas. a tradição relate que vieram do leste.

- Mitologia: um herói cultural, Notgnihsaw, deu origem à sua nação; ele é,por outro lado, conhecido por duas façanhas de força: ter atirado um colar de conchas, usado pelos Nacirema como dinheiro, através do rio Po- To- Mac e ter derrubado uma cerejeira na qual residiria o Espírito da Verdade.
- Caracteristica: caracteriza-se por uma economia de mercado altamente desenvolvida, uma considerável porção do dia são dispensados em atividades rituais. O foco destasatividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde surgem como o interesse dominante no ethos deste povo, seus aspectos cerimoniais e a filosofia a eles associadas são singulares.
- crença fundamental: a de que o corpo humano é repugnante e que sua tendência natural é para a debilidade e a doença. a única esperança do homem é desviar estas características através do uso das poderosas influências doritual e do cerimonial.

- Hierarquia: indivíduos mais poderosos têm muitos santuários em suas casas e, , a alusão à opulência de uma casa, muito frequentemente, é feita em termos do número de tais centros rituais que possua. mais ricas têm paredes de pedra. As famílias mais pobres imitam as ricas, aplicando placas de cerâmica às paredes.

- Cerimonias secretas: Embora cada família tenha pelomenos um de tais santuários, os rituais a eles associados não são cerimônias familiares, mas sim cerimônias privadas e secretas. Os ritos, normalmente, são discutidos apenas com as crianças.

- Santuário: O ponto focal do santuário é uma caixa ou cofre embutido na parede. Neste cofre são guardados os inúmeros encantamentos e poções mágicas sem os quais nenhum nativo acredita que poderia viver.Abaixo da caixa-de-encantamentos existe uma pequena pia batismal. na pia batismal e procede a um breve rito de ablução. As águas sagradas vêm do Templo da Água da comunidade, onde os sacerdotes executam elaboradas cerimônias para tornar o líquido ritualmente puro.

- Rituais: feitos por médicos-feiticeiros, estes que não fornecem a seus clientes as poções de cura; somente decidem quais devem serseus ingredientes e então os escrevem em sua linguagem antiga e secreta. Os Nacirema não se desfazem do encantamento após seu uso, mas os colocam na caixa-de-encantamento do santuário doméstico. . Os pacotes mágicos são tão numerosos que as pessoas esquecem quais são suas finalidades e temem usá-los de novo. leva a conservar todas as velhas substâncias é a ideia de que sua presença nacaixa-de-encantamentos, em frente à qual são efetuados os ritos corporais, irá, de alguma forma, proteger o adorador.

- Hierarquia: médicos-feiticeiros, "sagrados-homens-da-boca".

- Rituais Bucais: Acreditam que, se não fosse pelos rituais bucais seus dentes cairiam, seus amigos os abandonariam e seus namorados os rejeitariam. Acreditam também na existência de uma forte relação entre as característicasorais e as morais: Existe, por exemplo, uma ablução ritual da boca para as crianças que se supõe aprimorar sua fibra moral. O ritual do corpo executado diariamente por cada Nacirema inclui um rito bucal. São escrupulosos no cuidado bucal. Foi-me relatado que o ritual consiste na inserção de um pequeno feixe de cerdas de porco na boca juntamente com certos pós mágicos, e em movimentá-lo então numasérie de gestos altamente formalizados. Além do ritual bucal privado, as pessoas procuram o mencionado sacerdote-da-boca uma ou duas vezes ao ano. de brocas, furadores, sondas e aguilhões. O uso destes objetos no exorcismo dos demônios bucais envolve, para o cliente, uma tortura ritual quase inacreditável. O sacerdote-da-boca abre a boca do cliente e, usando os instrumentos acima citados, alarga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RITOS CORPORAIS ENTRE OS NACIREMA
  • Ritos corporais entre os Nacirema
  • Ritos corporais entre os Nacirema
  • “Ritos corporais entre os Nacirema”
  • Crítica ao texto "Ritos corporais entre os Nacirema"
  • ritos corporais
  • Ritos de passagem Nacirema
  • RITOS E COMPORTAMENTOS DA CULTURA NACIREMA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!