Resumo Ética e Competência

Páginas: 17 (4061 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
Suelen Cristina Bernardino, estudante do 1º ano de Pedagogia

Capítulo I
A Filosofia e a Compreensão da Realidade: ética – política – filosofia no contexto profissional

A autora do livro tem a intenção de apresentar um trabalho sobre a filosofia na prática profissional, no qual tange a procura e o uso da sabedoria nos problemas encontrados no âmbito profissional.
É preciso entender oprincípio, o “começo” do seu campo profissional, para poder lidar com esta rotina naturalmente. A partir do momento que se adquire a essência filosófica a probabilidade para um estudo científico retornar com resultado satisfatório ao questionamento e objeto de estudo é muito grande.
Desde o início da prática filosófica, a filosofia guarda o sentido de buscar o saber na íntegra. Deixando de lado o“achismo” para buscar mediante a realidade, o pensamento e a reflexão crítica a certeza e clareza dos fatos buscados. A reflexão filosófica quer ver claro, fundo e largo o seu objeto de estudo.
“A philo-sophia caracteriza-se então como uma reflexão que busca compreender o sentido da realidade, do homem em sua relação com a natureza e com os outros, do trabalho do homem e seus produtos: a cultura ea história. É enquanto re-flexão que descobrimos a filosofia como filosofia de”.
Fonte: Ética e Competência 20º Edição– Terezinha Azerêdo Rios
A autora também cita o fato de menosprezo à filosofia, por não se tratar de um objeto em específico a estudar, entretanto a filosofia tem uma forma peculiar que pode adotar objetos de outras áreas que já sofreram estudos científicos, para que assimsejam aprimorados, melhor compreendidos e com vários objetivos. Isto remete a uma citação de Gramsci que diz “todos os homens são filósofos” (1978, p.11), a filosofia não é somente direcionada para mentes privilegiadas, mas a todos os homens que tentam resolver através de reflexão e pensamentos científicos qualquer questionamento do seu cotidiano, interrogando o mundo de maneira específica, buscandocompreendê-lo a fim de transformá-lo.
A filosofia é sempre filosofia de. No livro em estudo a autora fala sobre a filosofia na prática e no contexto profissional. Entrando no terreno da ética, explicando a presença de valores na ação humana. Assim como a filosofia, a questão sobre os valores não é algo imutável. Ao longo dos tempos as regras sofrem alterações, assim, como temos culturasdistintas. E os valores, ou seja, o teor contido em cada “ética” são distintos variando de povo para povo. O que não se pode deixar de citar e que independente da cultura existem os valores.
Não é somente no campo da moral que se encontram valores, existe valoração na medida em que haja interferência do homem na realidade, o que no seu entender encontra e define um significado a esta realidade.Perspectiva da lógica – qualificação como verdadeiro e falso, perspectiva da estética – qualificação como belos ou feios. Ao julgar um comportamento como bom ou mal, este critério está presente no espaço da moralidade. E isto interessa à filosofia na vertente da ética, buscar o fundamento desses critérios e valores que guiam esse comportamento.
Estes conceitos são construídos socialmente, a verdade, obonito e o bem não são dogmas. A relação do homem com o mundo é sempre revestida de alguma significação, de uma valorização, algo que explique e defina o seu ver e o que quer dizer. Como integrantes de uma sociedade, o que somos estará sempre ligado ao que devemos ser, que é indicado pelas regras do coletivo ao qual pertencemos.
Como citado anteriormente o conteúdo dos papéis não são os mesmos emtodas as sociedades, em cada uma existe um modelo de comportamento desejável a todos os seus integrantes. E isto vem sofrendo transformações ao longo dos tempos. Como por exemplo o incesto, prática comum em uma determinada época da história e que hoje vemos com repúdio.
Cada sociedade possui seu ethos, ou seja, síntese dos costumes de um povo, o que vem a caracterizar a organização social....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo capitulo 1 livro ética e competencia.
  • ética e competência
  • etica e competencia
  • Ética e competencia
  • Etica e competencia
  • RESUMO DE COMPETENCIA
  • resumo de competencia
  • resumo de competencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!