RESUM O GINECO E OBSTETR CIA

7417 palavras 30 páginas
RUPTURA PREMATURA DAS MEMBRANAS
RPM é definida como a ruptura das membranas ovulares (cório e âmnio) antes do início do trabalho de parto, independentemente da idade gestacional. Antes das 37 semanas >> RUPTURA PREMATURA PRÉ-TERMO DE MEMBRANAS (RPPM).
DECORRE:
imaturidade pulmonar ocorrência de infecções antes e depois do parto complicações do trabalho de parto . asfixia perinatal maior permanência em UTI pediátrica.
RISCO MATERNO DECORRE: morbidade e mortalidade secundária à infecção. maior índice de cesareanas dificuldades de realizar o tempo obstétrico da cesareana. complicações puerperais.
PERÍODO DE LATÊNCIA: INTERVALO de tempo que vai desde a ruptura das membranas e o início do trabalho de parto. Quando não houver infecção está na razão inversa à idade gestacional em que ocorre a ruptura.
INCIDÊNCIA :
RPM é responsável por 40% de todos os partos pré-termo, ocorre em 1 a 3% da população obstétrica .
DIAGNÓSTICO:Anamnese, Exame vaginal – visualização:
Teste de Lanetta (1984 ) – esfregaço de líquido troca de cor( incolor para marrom) quando aquecido por um( 1) min.
-Ultrassonografia –não definitivo. ILA.
PROGNÓSTICO.
PRÓXIMO AO TERMO
Acima de 34 semanas => O trabalho de parto se inicia espontaneamente em 24 a 72 horas, com prognóstico perinatal favorável.
Abaixo 34 SEMANAS : Depende da idade gestacional no parto da maturidade pulmonar obtida durante o período de latência. da ocorrência de infecção e/ou asfixia da qualidade da assistência obstétrica e perinatal disponível no local .
MANEJO CLÍNICO:
CONDUTA ATIVA:
1- PRESENÇA DE INFECÇÃO OVULAR
2- IG –ACIMA DE 34? 35 SEM.
3- COMPROMETIMENTO DA VITALIDADE FETAL
4- ESTIMATIVA DE PESO FETAL > 2500G.
5- TRABALHO DE PARTO ESPONTÂNEO
Colo favorável ? – indução com ocitocina.
Colo desfavorável ?- prostaglandina.
Cesareana: comprometimento da vitalidade fetal, apresentações não cefálicas fletidas, falha na indução, contra-indicações para parto pélvico.
Infecção (coriomienite): Diagnóstico clínico: taquisfigmia,

Relacionados