RESUM O AP2 EDUCA O ESPECIAL INCLUSIVA

4032 palavras 17 páginas
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
RESUMÃO AP2

AULA 18 – O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Estudos realizados na década de 1980, baseados nos pressupostos da Teoria Piagetiana e do Construtivismo, reconheceram que crianças e jovens com deficiência mental/intelectual possuíam condição de se alfabetizarem e desenvolverem competências escolares, porém, o que faltava era a possibilidade de vivenciarem um currículo e propostas pedagógicas desafiadoras.
Somente a partir dos anos de 1990, principalmente após a Decla­ração de Salamanca e as discussões acerca da Educação Inclusiva, os alunos com deficiência mental/ intelectual começaram a frequentar as classes comuns nas escolas públicas.

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS CLASSES COMUNS
Tão logo feito o diagnóstico, além da criança ser encaminhada a uma unidade de saúde com equipe multidisciplinar (serviço social, neurolo­gia, pediatria do desenvolvimento, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia e pedagogia hospitalar), ela deve ser encaminhada à Educação Infantil, que é a modalidade oferecida a crianças de zero a cinco anos de idade pelas Secretarias Municipais de Educação. Se a Educação Infantil é importante para uma criança sem necessidade especial, imagine para a criança com deficiência intelectual, que terá oportunidade de vivenciar atividades curriculares que desenvolverão a linguagem, a motrici­dade, a criatividade, a inteligência e as competências sociais!
Na Educação Básica, durante o Ensino Fundamental do primeiro ao nono ano, o processo de inclusão pode ser acompanhado com serviços e sistemas de suporte da Educação Especial, ou seja, a implementação de salas de recursos, da modalidade de professor itinerante e consulto­ria. Atualmente, o Ministério da Educação vem implantando em redes públicas salas multifuncionais com apoio de materiais e equipamentos para a garantia desses suportes. Contudo, o suporte

Relacionados