Resum Ansiedade Augustu Cury

2299 palavras 10 páginas
Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século
Augusto Cury

Pontos destacados:
Préfacio
- As pessoas conhecem muitos nas redes sociais, mais raramente conhecem alguém a fundo e, o que é pior, raramente conhecem a si mesmas.
- Não são apenas as drogas psicotrópicas que viciam, mas também o excesso de informações, de trabalho intelectual, de atividades, de preocupação, de uso de celular.
- Desacelerar nossos pensamentos aprender a gerir nossa mente são tarefas fundamentais.
- Numa existência brevíssima e complexa como a nossa, conquistar uma mente livre e ter seguro emocional faz toda a diferença.
O mal do século: Depressão ou Síndrome do Pensamento Acelerado
- Quem não é honesto consigo mesmo, quem não tem coragem de se mapear, tem grande chance de ficar intocável, de levar seus conflitos para o túmulo.
- Toda mente é um cofre, não existem mentes impenetráveis, e sim chaves erradas.
- O sono é vital para uma mente equilibrada, produtiva e saudável.
- Nosso EU é lento demais. Não é educado para administrar a psique. Ele grita no mundo de fora e se cala no território psíquico. Faz, normalmente, o contrário do que deveria.
- Uma das tarefas mais nobres e relevantes do EU é mapear, esquadrinhar nossos fantasmas e reeditar nossas janelas traumáticas.
Somos livres em nossa mente?
- Se o seu EU não for treinado para refletir sobre seus erros, a punição não será em hipótese alguma pedagógica.
- A cultura é fundamental para a identidade de um povo, mas, se ela impede de nos colocar no lugar do outro pensar antes de reagir, torna-se escravizante.
- Por detrás de uma pessoa que fere, há sempre uma pessoa ferida.
- Apesar da liberdade que o EU tem de acessar informações para construir cadeias de pensamentos sob sua responsabilidade, há fenômenos inconscientes que constroem pensamentos e emoções sem sua autorização.
- O registro de tudo o que contatamos é automático e involuntário, produzido por um fenômeno inconsciente chamado Registro Automático da Memória

Relacionados