Resultados e discuss o destila o fracionada

358 palavras 2 páginas
Resultados e discussão destilação fracionada A temperatura sobe até o ponto em que atinge a temperatura em que a propanona entra em ebulição. Quando este ponto for atingido a temperatura permanecerá estável e tudo que for coletado será apenas propanona. Após isso a temperatura sobe e o que for coletado será uma mistura de propanona e água, ao atingir a temperatura de fusão da água a temperatura permanecerá estável e apenas água estará sendo coletada. Coletou-se 14mL de propanona pura e 2mL de mistura.
Abaixo segue uma tabela com o tempo em minutos e temperatura em graus Celsius:
O tempo 0 indica a temperatura ambiente.
A linha 1 foi quando o vapor chegou a cabeça de destilação pela primeira vez.
2-8 apenas coletou-se propanona.
9-15 coletou-se propanona e água.
16-17 apenas coletou-se água.

Nas linhas 6, 7 e 14 a temperatura não deveria ter caído, isso pode ter acontecido por alguns motivos. A falta de material necessário na hora de fazer a montagem da aparelhagem onde se realizou a destilação, deveria apenas ter encaixado um material em outro mas como o laboratório não possui materiais adequados fez-se o uso de rolhas para que fosse possível o encaixe que pode não ter vedado completamente. Ao final da prática ao desmontarmos a aparelhagem visualizou-se uma coloração na água um pouco amarronzada, essa coloração foi devido a rolha que estava conectando o balão de fundo à coluna de fracionamento, a solução destilada não foi apenas a propanona 40%, mas uma mistura disso com rolha, alterando a temperatura. Na linha 7 a diminuição da temperatura também poderia ter sido dada pelo fim da propanona no balão de fundo, caso isso tenha ocorrido não chegou vapor na cabeça de destilação, logo a temperatura lida pelo termômetro foi menor.

Gráfico destilação fracionada O gráfico deveria aumentar e manter-se constante em alguns pontos(ponto de ebulição da propanona e da água), mas isso não ocorre pelos possíveis motivos expostos acima.

Gráfico destilação

Relacionados

  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas