Resultados da vivência á campo: instituto regional de desenvolvimento rural- irder.

Páginas: 16 (3942 palavras) Publicado: 4 de julho de 2011
Resultados da vivência á campo: Instituto Regional de Desenvolvimento Rural- IRDER.
Cátia Raquel Gerhardt - Graduando Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junho de 2009.
catia.gerhardt@yahoo.com.br .
Catia Fernanda Ferreira Bohrer - Graduando Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junho de2009.
catiabohrer@bol.com.br
Eliane Reis - Graduando Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junho de 2009.
eliane.reis@unijui.edu.br
Simone Grasiele Carvalho - Graduando Ciências Biológicas na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junho de 2009.
simone.carvalho@unijui.edu.br

Resumo

A análise de dados de umreferido ambiental natural ou modificado pelo homem pode relatar a biodiversidade. Os dados coletados e analisados no período de 17/04/2009 à 19/04/2009 no IRDER, localizado no interior do município de Augusto Pestana, auxiliaram na formação de resultados referente à biodiversidade ali presente, onde se constatou maior quantidade de pequenos animais na área da piscicultura em relação a coleta nointerior e borda da mata. A atividade desenvolvida foi oportunizada pelo componente curricular: Prática de Ensino I: Fundamentos Teóricos e Práticos em Ciências.

Palavras chaves: Coleta, Analises, pH, puçá, serrapilheira.

Introdução

O ambiente sofre variações no tempo e no espaço. Nenhum organismo pode manipular igualmente e eficientemente as condições físicas, os predadores e presas, emtodos os tipos de habitat (Ricklefs 1993).

As atividades de campo são de grande importância para a interpretação do conteúdo, e facilita a aprendizagem, enriquecendo os conhecimentos de alunos e professores, tanto na área da Biologia como na área de Química. A convivência no IRDeR ( Instituto Regional de Desenvolvimento Rural) serviu para acarretar esse conhecimento para todos queparticiparam deste componente curricular.

Estimar a riqueza local de uma determinada área em um período definido é fundamental para obter estimativas da biodiversidade numa maior escala espacial e temporal. O conhecimento disponível sobre os padrões de biodiversidade é pobre para grupos diversos, como os artrópodes terrestres, responsáveis pela vasta maioria das espécies existentes.

Material eMétodos

O estudo foi realizado nas áreas do IRDeR, localizado no interior do município de Augusto Pestana, sendo que a área total do mesmo é de 235 hectares que foram cedidos pela união para a FIDENE. No instituto encontra-se viveiro de mudas nativas, a criação de suínos e de gado leiteiro e lavouras, sendo que a área é utilizada para estudos pelos cursos de agronomia, medicina veterinária,biologia e química.

Para iniciarmos as atividades o grupo de alunos, entre eles, alunos de biologia e química foram divididos em dois grupos composto por 19 alunos cada, que foram orientados pelas professoras Alvina Kinalski e Francesca Ferreira durante os dias de observação e coleta.

1ª Parte: Estudo das condições físicas e químicas dos ambientes

O IRDeR passou nos últimos anos porvárias transformações ambientais, das quais segue: desmatamento, alguns projetos como a Bracatinga que tinha como objetivo corrigir o pH do solo, também a criação de alevinos que tornou-se muito cara sua sustentação, implantação de pecuária, suínos e viveiros.
A primeira atividade realizada foi a coleta de água para análise, coletamos no poço 4 e no açude.

Após nos dirigimos à estaçãometeorológica, localizada próxima ao alojamento do IRDeR, onde acompanhamos a coleta e recebemos explicação sobre cada designação dos aparelhos presentes na estação, sendo estes:

Geotermômetro: Mede a temperatura do solo a diferentes profundidades; utiliza-se em solo coberto (com grama e vegetação rasteira) e solo desnudo (sem nenhum tipo de vegetação), através da utilização de termômetros de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INSTITUTO DE CI NCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
  • Pesquisa para a inserção dos institutos federais no desenvolvimento regional/local
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: AS ESCOLAS DO CAMPO DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE DOIS VIZINHOS
  • Desenvolvimento regional
  • Desenvolvimento Regional
  • Desenvolvimento regional
  • desenvolvimento regional
  • desenvolvimento regional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!