RESULTADO E DISCUSS O Aspirina Ok

771 palavras 4 páginas
RESULTADO E DISCUSSÃO
Ao efetuar a reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético, observa-se a formação de ácido acetilsalicílico e ácido acético.

Figura 1 - Síntese do Ácido acetilsalicílico

O mecanismo de reação da síntese do ácido acetilsalicílico está representado na figura 1. A reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético inicia-se com o ataque nucleofílico em meio ácido da hidroxila do ácido salicílico ao carbono do radical acila do anidrido acético, quebrando a estrutura do anidrido. É importante observar que para o ácido salicílico, a reação ocorre apenas com a hidroxila e não com a carboxila.

Os produtos desta primeira etapa são o composto protonado e o ácido etanoico, responsável pelo odor de vinagre durante a reação. O composto protonado libera o hidrogênio ligado ao oxigênio tornando-se ácido acetilsalicílico e regenerando o catalisador.
A reação apresentada é considerada como uma esterificação (formação de éster) de anidridos ácidos. A reação de esterificação de anidridos é mais rápida do que as reações de esterificação de ácidos carboxílicos, contudo anidridos são normalmente mais caros do que seus equivalentes ácidos. A reação não necessita de catálise ácida, contudo a adição de ácido sulfúrico aumenta consideravelmente a velocidade da reação ao facilitar o ataque ao anidrido. Reações de esterificação são em geral processos endotérmicos, logo é favorecido com o aumento da temperatura, assim, o experimento foi realizado em banho-maria com água a 50ºC. Pelo fato de o ácido acetilsalicílico ser insolúvel em água, a reação é espontâneo em meio aquoso.
Ao adicionar-se 6 ml de anidrido acético ao ácido salicílico e depois juntarem-se 6 gotas de ácido sulfúrico nota-se a subida da temperatura, este fato mostra que é uma reação exotérmica. Dentro do banho-maria, a solução começa a se dissolver e a sair vapor. À medida que vai aquecendo, começa-se a sentir um cheiro de vinagre. O cheiro de vinagre é devido ao ácido acético formado na

Relacionados

  • Gramatica de ingles
    55072 palavras | 221 páginas
  • 151134567895
    55976 palavras | 224 páginas
  • Dicionario ingles espanhol
    58087 palavras | 233 páginas