Resultado de análise

935 palavras 4 páginas
2470391-584485UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALAN MAFRA
PEDRO COUTINHO
RAVEL MORAES
RELATÓRIO DE TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA E VOLUME

ITABUNA
2014
ALAN MAFRA
PEDRO COUTINHO
RAVEL MORAES
RELATÓRIO DE TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA E VOLUME
Trabalho apresentado ao Docente------------da disciplina de Química do Curso de Engenharia Civil I Semestre da União Metropolitana de Educação e Cultura Faculdade de Ciências Sócias - UNIME, como pré-requisito da I Unidade.
ITABUNA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVOS 04 3. MATÉRIAIS E MEDIDAS 05
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 05
4.1 - Procedimento I 05
4.2 - Procedimento II 06
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 07
5.1 Medidas de Massa 07
5.1 Medidas de Volume 07
6. CONCLUSÕES 08
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
1. INTRODUÇÃO
Na prática em laboratório de química, foram realizados os experimentos de medição de massa e volume e a exatidão das vidrarias volumétricas para que se tenha o resultado esperado. A medição da vidraçaria tem como objetivo principal obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar.
Um fator importante e o momento da pesagem das substancias. Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas, utilizando-se balanças. Balanças não são sensíveis apenas a vibrações, mas reagem também a oscilações rápidas de temperatura e as correntes de ar, outro fator é a instalação das mesas, no qual devem se evitar trepidações facilmente.
A densidade é a relação entre a massa (m) e o volume (V). Geralmente a densidade é expressa em gramas por mililitro, mas também pode ser expressa em outras unidades como: g/L, g/cm3, kg/L. Quando se diz que uma solução possui, por exemplo, densidade igual a 0,8 g/mL, isso pode significar também que cada 1 mL da solução tem massa igual a 0,8 g.
Temos

Relacionados