Resulmo plt administração

4200 palavras 17 páginas


FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Sumaré /SP
2012

CAPITULO 1 - O QUE É ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

As organizações são extremamente heterogêneas e bem diferenciadas: organizações governamentais, organizações não-governamentais, empresas em geral.
Podendo apresentar diversas dimensões e tamanhos:grandes,médias,pequenas microempresas,empreendimentos etc. A administração significa inteligência organizacional , isto é , como a organização se articula,planeja,organiza,lidera e controla suas operações para alcançar objetivos e conseguir resultados esplendidos .

Conceito : Em sua origem a palavra administração significa desenvolver uma função sobre o comando do outro e a tarefa consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa . Além disso a administração caminha cada vez mais para ser uma ciência universal , sendo necessária não só para os administradores , mas para todas as áreas do conhecimento humano e cientifico. A teoria geral da administração (TGA) surgiu com a “ênfase nas tarefas” , a partir da escola de administração cientifica de Taylor , dentro de uma abordagem de sistema fechado,preocupada exclusivamente com o nível operacional da empresa. Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa , no que foi bem sucedido , para impor-lhe um método planejado e estruturado por um profissional especializado no planejamento das tarefas, com isso a simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente com a separação das tarefas permitindo a especialização do trabalhador.

A ênfase na estrutura organizacional é a fase na qual significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõe a empresa , dirigindo e controlando as

Relacionados

  • PROINTER
    4855 palavras | 20 páginas
  • modelo desafio profissional
    2700 palavras | 11 páginas