Resulmo estetica na educação

490 palavras 2 páginas
Aluno: Jefferson Cortes Oliveira

Professora: Maria Ines Vasconcelos

Disciplina: Seminários em Ética, Estética e Ludicidade na Educação Básica.

Resumo.

Estética na Educação

Muitos escritores e professores como Severino, relata sobre Nietzscher que o homem deve ter o espírito livre e que é papel da educação promover esse tipo de pessoa e é baseado nesse conceição que se procura identificar a ligação entre a dimensão estética e a educação como arte e ciência.

Varias outras opiniões como de Pigatto na qual diz que o homem e livre e cheio de inclinações e o permite criar, agir e agir esteticamente demonstrando o seu nível de raciocínio como sensibilidade, já Duarte Junior indica que a estética e a primordial capacidade sentir o mundo em que vive e a si próprio.

A nossa sociedade tem sido tão racional que tem se tornado irracional e devido a isso a escola não tem cumprido seu papel no processo de humanização dos educandos.

Já Dufrenne afirma que a experiência estética requer participação daí vem a necessidade de usarmos a imaginação conforme Quintas explica que a imaginação desempenha um papel decisivo em toda atividade criadora.

Podemos concluir nessa primeira parte que o conceito de estética e importante para a construção da relação em que não se coloca o utilitário como denominador, mas sim a relação que acolhem a beleza, o múltiplo e o diferente.

A Educação Estética no cotidiano Escolar

Uma das coisa que devemos entender hoje é que a educação não se deve ficar presa somente a sala de aula, mas sim expandir a novos horizontes.

Segundo alguns educadores o aprendizado ocorre somente e em particular quando se faz sentido para o homem.

Segundo Camargo e Bulgacov em suas publicações destacam que trazer a estética educacional para o cotidiano escolar e respeitar a diferença entre as pessoas.

Para Galeffi e educação da sensibilidade se faz ao longo do processo do trabalho pedagógico do cotidiano e pontual. A

Relacionados

  • Resulmo
    2177 palavras | 9 páginas