Restauração

Páginas: 14 (3373 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Centro Universitário Metodista – IPA
Curso de Engenharia Civil

Restauração

Porto Alegre/RS 2011

Henrique Larruscaim Hax

Restauração de Prédios Antigos

Trabalho da disciplina de Tecnologia da Construção II do Centro Universitário Metodista - IPA

Porto Alegre/RS 2011

-2-

Sumário

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

Introdução Manual de Conservação Preventiva paraEdificações Fachadas Metais Pichação Instalações Pisos Retrofit Técnicas de Limpeza Centro Histórico de Porto Alegre Pinacoteca Rubem Berta Bibliografia

4 5 6 7 7 8 8 9 10 12 18 23

-3-

1. Introdução
O projeto e execução de obras de restauração guardam em seu cerne aspectos que os diferenciam radicalmente das obras tradicionais. Esta afirmativa é valida tanto em relação as processosconstrutivos quanto ao desenvolvimento do projeto de intervenção. A concepção do projeto de arquitetura inicia-se por um programa definido de acordo com as necessidades do cliente e do usuário da edificação, das características físicas do local como topografia e clima, em alguns casos da viabilidade de mercado, e parte-se para o desenvolvimento do projeto, propriamente dito. No projeto de restauração,alem do programa decorrente do uso futuro do imóvel e demais condicionantes de um projeto de arquitetura, o arquiteto vai trabalhar sobre uma edificação já existente, e que possui um valor artístico e/ou histórico, o qual pretende-se preservar. Este valor tem que ser pesquisado visando a definição das diretrizes básicas do projeto de restauração que irão nortear as decisões futuras de projeto. Énecessário antes de tudo, o estudo da teoria do restauro e a realização dos estudos preliminares do projeto, que são complexos e que diferem de um projeto comum de arquitetura. Sob o ponto de vista do arquiteto a intervenção em uma construção histórica apresenta, alem dos desafios comuns a qualquer elaboração de um projeto de arquitetura, uma dificuldade a mais, pois a edificação além de objetoarquitetônico é também um documento. Neste trabalho será apresentado alguns métodos de restauração e limpeza, assim como irá mostrar algumas edificações do Centro Histórico de Porto Alegre, que passam ou passaram por reformas.

-4-

2. Manual de conservação preventiva para edificações
Recorrer a restauração depois que o edifício chega a alto nível de degradação tem sido regra. Não seincorporam ainda em nosso meio, conceitos como o da prevalência da conservação sobre a restauração. Os riscos que uma restauração traz vem sendo ignorados, embora a Carta de Veneza, de todos conhecida, já alertasse para sua excepcionalidade. Não se disseminou ainda em nosso meio conceitos como de “conhecer muito para intervir pouco” nem de “prevenir para não intervir”. São constatações como essas quelevaram o Grupo Tarefa a preparar este manual cujo objetivo é contribuir para a mudança, necessária, de visão de preservação do Patrimônio Edificado. Ele poderá ser o ponto de partida para um processo de reeducação de técnicos, proprietários e usuários, na linha de uma preservação efetiva. Este manual encontra-se disponível, no site do Programa Monumenta, que é um programa de recuperação do patrimôniocultural urbano brasileiro, executado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

-5-

3. Fachadas
Em prédios históricos deve ser ter muito cuidado ao substituir argamassa ou alvenaria, pois as mesmas devem ser compatíveis com o material da fachada original. No entanto em edificações onde não há restrições de mudanças estéticas, pode-seutilizar outros materiais para substituir o modelo original.

No trabalho de restauro, começa-se a decapar as camadas de pintura sobrepostas e chega-se então a original. As alternativas atuais de revestimento são as tintas acrílicas, normalmente foscas, e as argamassas coloridas com diversas texturas. As fachadas de edifícios antigos, em geral, eram de alvenaria aparente, taipa ou tijolo, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • restauraçao
  • Restauração
  • Restauração
  • Restauração
  • Restauração
  • Restauração
  • restauração
  • Restauração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!