ressonancia magnetikca

582 palavras 3 páginas
Como funciona O equpamento de ressonancia magnetica
A Ressonância Magnética é um dos métodos de imagem mais sofisticados e completos hoje disponíveis. O aparelho que adquire as imagens é chamado de magneto, possui a forma de um grande cubo com uma abertura, por onde o paciente entra deitado. Dentro do aparelho existe um campo magnético muito potente, como se fosse um grande imã, onde as moléculas de hidrogênio que compõe nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O aparelho emite ondas de rádio semelhantes as ondas de rádio FM, porém no caso da Ressonância Magnética, o paciente ouve essas ondas como um ruído durante o exame. O aparelho onde você fará o seu exame, é um dos mais silenciosos do mundo. Dependendo do exame que vai ser feito, é possível utilizar fones de ouvido com música durante o exame.

Bobinas: Também chamadas de antenas de radiofrequência, as quais produzem ondas de rádio. Estas ondas de rádio serão emitidas para alterar os núcles dos átomos de hidrogênio (prótons) existentes na parte do corpo humano submetida ao poderoso campo magnético do magneto. Temos dois tipos de bobinas. São elas: as bobinas de gradiente e as bobinas de radiofrequência.
As bobinas de gradiente são utilizadas para criar um gradiente de campo magnético para gerar uma diferenciação espacial nos sinais emitidos da região de interesse no paciente. O gradiente de campo magnético é um campo magnético fraco que varia linearmente com a posição espacial e é superposto ao campo magnético principal. As bobinas de gradiente são nas direções X, Y e Z formadas por três conjuntos de bobinas posicionadas ortogonalmente. *Das três bobinas existente, uma produz um gradiente longitudinal (Gz) na direção do campo Bo (campo magnético estático ou principal) figura 2 e duas produzem gradientes transversais (Gx e Gy).
Cada bobina é conectada a um amplificador de gradiente, controlado pelo computador, possibilitando gerar gradientes magnéticos em qualquer direção.
As bobinas de

Relacionados