RESSONANCIA EM TUBOS SONOROS

Páginas: 4 (870 palavras) Publicado: 2 de janeiro de 2014





Relatório de Experimento

RESSONANCIA EM TUBOS SONOROS
























ÍNDICE

PARTE:
PÁGINA:
1 – INTRODUÇÃO
3
2 – EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

3 –DESENVOLVIMENTO

4 – AQUISIÇÃO DE DADOS

5 – TABELAS E CALCULOS

6 – GRÁFICOS E RESULTADOS

7 – CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA














1 – INTRodUÇÃO:

Quando são empregadasatenção e curiosidade com os fenômenos que ocorrem à nossa volta, os princípios físicos podem ser facilmente identificados. Por falta de informação uma pessoa até depara-se com um fenômeno físicointeressante, mas não se dá conta por que aquilo ocorre.

O som é uma onda mecânica longitudinal, ou seja, precisa de um meio material para sepropagar e sua propagação tem a mesma se propaga pelo arcriando regiões de compressão e rarefação deste meio. O principio de funcionamento da maioria dos instrumentos de sopro é a produção de ondas sonoras estacionarias dentro de tubos (conhecido como tubode Kundt). Somente ondas com determinadas freqüências são reproduzidas e chamadas de frequencia naturais de vibração, similares as freqüências que podem existir em uma corda vibrando.

As possíveisondas estacionárias que se formam dentro de um tubo de comprimento L, por exemplo, com uma extremidade fechada podem ser estudadas a a partir do procedimento proposto neste experimento.

Ondassonoras são ondas mecânicas longitudinais, cujas freqüências estão compreendidas entre 20 Hz e 20 Khz – o intervalo audível pelo ser humano. São geradas pela compressão e periódica de uma certa região deum meio (por exemplo, do ar próximo a um altofalante), que se propaga através desse mesmo meio com uma velocidade que depende se sua densidade, isto é, quanto mais denso (sólido) o meio, maior avelocidade do som. A velocidade do som é menor em meios líquidos e menor ainda em meios gasosos.

Consideremos uma onda sonora que se propaga através do ar contido no interior de um tubo. A onda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tubo sonoro
  • Tubos Sonoros
  • Tubos Sonoros
  • Tubos sonoros
  • tubos sonoros
  • Ondas, acustica e tubos sonoros
  • Tubos sonoros-Flauta de Pã
  • RENONÂNCIA EM TUBOS SONOROS FECHADOS – TUBO DE KUNDT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!