Resson Ncia Magn Tica Nuclear

2526 palavras 11 páginas
Ressonância Magnética Nuclear

A espectroscopia de RMN é reconhecidamente a técnica mais importante para a investigação a nível molecular, permitindo obter informação estrutural e dinâmica para qualquer estado da matéria. Em particular é um método decisivo na determinação de estruturas tridimensionais de moléculas no estado líquido. Ocupa, igualmente, um lugar de destaque no campo da análise qualitativa e quantitativa, desde componentes em produtos alimentares, por exemplo, a fluidos biológicos e metabólitos em tecidos e órgãos de seres vivos intactos, de um modo não invasivo e não destrutivo.
A caracterização sinal de RMN da água em diferente tecidos (juntamente com o desenvolvimento acelerado da computação) permitiu, também, o desenvolvimento espetacular do domínio da imagem por ressonância magnética, hoje uma das técnicas imageológicas fundamentais em medicina e noutras áreas. As informações mais importantes para a química orgânica estrutural são obtidas principalmente através de dois parâmetros da RMN, o deslocamento químico e a constante de acoplamento.
Deslocamento Químico O deslocamento químico é, talvez, o mais importante parâmetro na espectroscopia de RMN, sendo este associado à densidade eletrônica ao redor do núcleo. Embora este tópico possa ser encontrado com facilidade em uma grande variedade de livros texto,1-5 abordaremos aqui algumas considerações mais relevantes. O deslocamento químico δi, é expresso em partes por milhão (ppm), sendo definido de acordo com a Equação (1.1), na qual νi é a frequência de ressonância do núcleo i, νr é a frequência da substância de referência (usualmente o tetrametilsilano – TMS) e νO é a frequência do aparelho de RMN, todas medidas em Hz. (1.1) 6 0 ri i ν 10 ν )( δ − = ν O campo magnético necessário para a condição de ressonância (Bi) numa determinada frequência irradiada, não é exatamente igual ao campo magnético aplicado Bo, mas é dado pela Equação (1.2), sendo σi a constante de

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas
  • NBR 05456 1987 Eletricidade geral
    39404 palavras | 158 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas