ressonância magnética

Páginas: 25 (6198 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Segundo pesquisas sobre os primórdios do desenvolvimento das IRM, podemos dizer que __________, um físico suíço que em 1952 foi condecorado com o Nobel de Física, criou novos métodos de medição do magnetismo nuclear juntamente com __________, também físico, mas de origem norte-americana. Mas foi a __________, químico norte-americano responsável pelo desenvolvimento do que temos hoje como a RM,que se creditou a ideia da introdução de gradiente no campo magnético, o que permite estudar a origem da RF a partir de um núcleo de certos elementos. Essa ideia surgiu quando ele deliciava-se com um lanche “Hamburguer”, em cujo guardanapo rabiscou um esboço. Correndo em seguida para o seu laboratório juntamente com __________, físico britânico, juntos elaboraram idéias que os levaram a receber em2003 o prêmio Nobel de Medicina, pois os conhecimentos advindos de sua pesquisa tornaram possível, a partir de 1985, a aplicação da IRM ao corpo humano.
Aponte a alternativa que reúne dados para preencher corretamente as lacunas do texto com nomes das personagens históricas, na ordem cronológica dos acontecimentos:
A
Felix Bloch, Edward Purcell, Paul Lauterbur, Peter Mansfield.

2. Osprincípios básicos da aquisição de imagens por RM constituem a base para uma compreensão mais aprofundada desse tema complexo. É, pois, importante que essas ideias sejam plenamente compreendidas antes de ingressarmos em áreas de maior complexidade.
Quando aplicamos ordenadamente os princípios básicos em RM, podemos estar trabalhando com associações de elementos das duas sequências abaixo:

Sequência(a):
I. Alinhamento dos átomos de hidrogênio em relação ao campo magnético principal.
II. Grandes campos magnéticos, com grandeza física dada em Tesla, de forte poder de atração ferromagnética.
III. Movimentos precessionais.
IV. Coletas dos dados inicialmente formadores de sinal e aplicação de bobinas de gradiente.
V. Necessidade de indução de campos magnéticos por radiofrequência dada emHertz.

Sequência (b):
i. Corte da RF resultando em DIL dos movimentos nucleares voltando para o alinhamento de B0.
ii. Aplicação da radiofrequência exatamente na razão giromagnética do hidrogênio em 42,57MHz/T.
iii. Núcleos de baixa energia térmica ligadas ao meio químico alinhados paralelamente à B0.
iv. Saída do eixo de rotação dos átomos de hidrogênio em 90º, (B0), ao plano oposto.
v.Utilização de grande porcentagem de átomos de hidrogênio no isocentro do bore suscetível à B0.

Estão corretas as seguintes ordens e sequências:
D
[ II, v ], [ I, iii ], [ V, ii ], [ III, iv ], [ IV, i ].

3. Quando um núcleo de Hidrogênio é exposto à perturbações oscilatórias que sejam próximas de suas frequências naturais, ele ganha energia e ocorre um fenômeno denominado “Ressonância”.Para isto é necessário haver uma frequência aplicada exatamente à sua frequência de precessão. O termo Ressonância é empregado numa perturbação oscilatória que possua frequência próxima da frequência natural do átomo exposto a esse fenômeno.
Frequência de precessão é descrita a partir da equação de Larmor, que depende exclusivamente do campo magnético do aparelho (B0) para poder atingir precessõesa fim de aumentar significantemente B0.
Em certo equipamento de RM, fabricado por uma empresa de equipamentos médicos, o manual da máquina refere que a potência do magneto resistivo aberto é de 0,36T, diferentemente da concorrente, que possui a mesma configuração de máquina, mas uma potência de 0,5T. Esse número é muito diferente das antigas configurações do mesmo fabricante, de 0,2T.
Afrequência de precessão de cada fabricante é de, respectivamente,
B
15,32MHz;
21,28MHz;
8,51MHz;

Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: B.
4. A principal vantagem da RM em comparação com outras modalidades de aquisição de imagens é a excelente discriminação dos tecidos moles proporcionada por suas imagens. As características contrastantes de cada imagem dependem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonancia magnetica
  • Ressonancia magnética
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!