RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Páginas: 6 (1361 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT
GRADUAÇÃO – RADIOLOGIA

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA









Aracaju - SE
2014
ÍNDICE

1 – INTRODUÇÃO
Em 3 de julho de 1977, ocorreu algo que mudaria o cenário da medicina moderna, o Dr. Raymond Damadian médico e cientista, junto com seus colegas Dr. Larry Minkoff e Dr. Michael Goldsmith trabalharam durante sete anos para chegar a este ponto: oprimeiro exame de ressonância magnética em um ser humano. Foram necessárias quase cinco horas para produzir uma imagem.
As imagens de ressonância magnética se tornaram nas ultimas décadas na mais, sofisticada e promissora técnica de diagnóstico clínico. Juntamente a essa evolução e o crescente interesse por essa área têm aumentado e tem sido amplamente aplicada na resolução de varias patologias. O usoda técnica de RM em conjunto com outras áreas de conhecimento traz resultados antes não atingidos e proporcionam uma facilidade na obtenção de resultados complexos.






2 – OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo informar o surgimento, descrever sobre a obtenção de imagens através da Ressonância Magnética e demonstrar quais os procedimentos a serem adotados na realização do exame porimagem.















3 – O QUE É RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?
A ressonância magnética (RM) é um método de diagnóstico por imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético que define muito bem as estruturas do organismo. Ela é capaz de mostrar com precisão os diferentes tecidos do corpo humano como o cérebro, fígado, ossos, cartilagens, tendões, músculos e etc. Comessa técnica apurada, também é possível avaliarmos o que é fisiológico (normal) e o que é patológico (ex: tumores, hematomas, fraturas, etc.). Esta técnica provou ser muito valiosa para o diagnóstico de uma ampla gama de condições clínicas em todas as partes do corpo. Ela se utiliza das propriedades magnéticas de determinados átomos existentes no nosso corpo e, por meio de um campo magnético muitopotente, faz com que eles se comportem de maneira que o equipamento consiga produzir uma imagem.
Alguns exames de ressonância magnética exigem a administração de um meio de contraste.

3.1 - MEIOS DE CONTRASTE
Meios de contraste são drogas geralmente administradas diretamente nas veias, artérias ou articulações, ou ingeridas por via oral. São usadas para visualizar órgãos ou regiões como océrebro, rins, fígado, vasos sanguíneos e estômago, a fim de detectar qualquer anormalidade. Para exames com ressonância magnética Complexos gadolínicos para todos os exames e Nanopartículas de óxido de ferro para exames do tubo digestivo

3.2 - EFEITOS COLATERAIS
Cefaléia leve e transitória
Náuseas
Êmese (vômitos)
Hipotensão
Irritação gastrointestinal
Erupções cutâneas
Urticária (no casoda injeção como irritação ardência focal e frio.).
Aumento pequeno e transitório na bilirrubina e no ferro sanguíneo.



4 – DESCRIÇÃO
4.1 ­- DESAGNER DO APARELHO RM

Os aparelhos de ressonância magnética, têm um design básico na maioria deles: um cubo gigante. O cubo de um aparelho comum deve ter 2 m de altura x 2 m de largura x 3 m de comprimento, embora os modelos atuais estejam adiminuir de dimensões.
Os três principais componentes de um sistema de Ressonância Magnética são um grande eletroímã, que pode pesar até 100 toneladas, uma mesa móvel que transporta o paciente para o interior do eletroímã e uma mesa de controle.
Embora os aparelhos venham em tamanhos e formatos diferentes, e os novos modelos possam ter uma certa abertura nas laterais, o design básico é o mesmo.
Oaparelho de ressonância percorre cada ponto do corpo do paciente, construindo um mapa em 2-D ou 3-D dos tipos de tecido. Então, ele junta todas essas informações para criar imagens em 2-D ou modelos em 3-D.

4.2 - FUNCIONAMENTO DO APARELHO
Os tecidos do corpo humano são compostos por imperceptíveis partículas chamadas átomos. Em condições normais, os prótons dentro destes átomos giram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ressonancia magnetica
  • Ressonancia magnética
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética
  • Ressonância Magnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!