Ressonância magnética

Páginas: 6 (1491 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013



Estudo de ressonância magnética volumétrica do cérebro de crianças com exposição intra-uterina a cocaína, alcoól, tabaco e marijuana.




Resumo do artigo:
O que é conhecido sobre este assunto? A ressonância magnética funcional tem sido usada para estudar o efeito da exposição pré-natal ao alcoól no cérebro, contudo, foram recolhidos poucos dados, usando estemétodo, para estudar o efeito da exposição pré-natal a cigarros, cocaína e marijuana.
O que é que este estudo traz de novo? Este estudo acrescenta dados da ressonância magnética funcional sobre o efeito da exposição pré-natal a alcoól, cigarros, cocaína e marijuana na estrutura do cérebro humano, no início da adolescência.
O objectivo deste estudo era, usando a ressonância magnética volumétrica,estudar o volume do cérebro em crianças dos 10 aos 14 anos, com e sem exposição intra-uterina a cocaína, alcoól, cigarros e marijuana.
A incerteza científica persiste na possibilidade de a exposição intra-uterina à cocaína exercer efeitos duradouros na estrutura e desenvolvimento do cérebro humano. Observações iniciais, de que o perímetro cefálico (circunferência da cabeça) de recém-nascidosexpostos a cocaína era reduzido aumentou a preocupação de que o desenvolvimento estrutural do cérebro destas crianças era adversamente afectado como resultado da exposição intra-uterina a cocaína. Estudos em animais sugeriram que a exposição intra-uterina a cocaína causava efeitos deterioradores no desenvolvimento do cérebro. Foi observada também uma diminuição do número de neurónios corticais emroedores. A exposição intra-uterina a cocaína em animais estava associada a uma diminuição da densidade neuronal e a uma desorganização cortical do cérebro, contudo, a validação de tranpôr estes resultados de mamíferos para humanos permanecia pouco clara.
Metodologia: A amostra das mães foi recrutada no piso de pós-parto do Boston Medical Center, desde Outubro de 1990 a Março de 1993 apresentandotambém um consentimento informado. As mães que participaram no estudo foram identificadas como usuários leves, usuários pesados e não usuários de cocaína através de uma entrevista e de marcadores biológicos obtidos pelos médicos e pessoal do estudo. Foram feitas análises também ao mecónio dos bebés. Durante o período de recrutamento também foram feitas análises a urina. Os participantes foramprotegidos por um consentimento de confidencialidade.
Os critérios de inclusão foram: 1. Gestação igual ou superior a 36 semanas; 2. Não ter estado numa Unidade de Cuidados Intensivos; 3. Nenhum má formação congénita; 4.Nenhum diagnóstico de Síndrome de alcoolismo fetal; 5. Não ser seropositivo; 6. As mães saberem falar fluentemente Inglês; 7. Nenhuma evidência de uso de droga durante a gravidez nasanálises à urina.
As crianças com as seguintes complicações foram excluídas do estudo pois poderiam confundir a interpretação da ressonância magnética: 1. Historial de radiação no sistema nervoso central; 2. Perda de consciência depois de trauma na cabeça; 3. Historial de convulsões; 4. Historial de envenenamento por chumbo que requeriu terapia; 5. Historial de cirurgia intracraniana; 6.Histórico de doença sistémica ou tratamento médico que pode afectar adversamente a estrutura do cérebro.
Posteriormente, foi realizada uma ressonância magnética volumétrica a 35 crianças (idade média 12, 3 anos; 14 com exposição intra-uterina a cocaína, 21 sem exposição intra-uterina a cocaína) para determinar o efeito da exposição pré-natal a droga: no volume de massa cinzenta, fluído cerebrospinal eno volume total de parenquima. O perímetro cefálico também foi obtido. Para a comparação de crianças com exposição intra-uterina a cocaína com as crianças sem exposição os valores médios foram ajustados para a idade e sexo no scan assim como a exposição a cigarros, alcoól e marijuana, simultaneamente. Da mesma forma, para a comparação de crianças com exposição intra-uterina a alcoól e para as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonancia magnetica
  • Ressonancia magnética
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!