Ressonância Magnética

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
A primeira máquina de Ressonância Magnética foi criada por Raymond Vahan Damadian, em 1969 na Armênia, sendo batizada primeiramente como indomável, porque tiveram grande sacrifício em criar aquilo que muitos diziam ser impossível, mas somente em 1977 foi realizado o primeiro exame de RM em um ser humano, após 5 horas a imagem foi gerada, sendo que as imagens obtidas tinham não tinham clareza epouca qualidade.
Com o passar do tempo as máquinas de Ressonância Magnética foram sendo aperfeiçoadas e gerando imagens mais visíveis, para que as pessoas fossem tratadas mais rapidamente dando espaço para outros pacientes que estavam na fila de espera, já que o aparelho era e ainda é de grande custo e muitos hospitais não tinham e os que necessitavam do exame eram encaminhados as capitais, já hojeem dia não só as capitais possuem a máquina de RM, mas também grandes cidades.
A Ressonância Magnética é um exame com imagens de alta qualidade, sendo possível ver claramente qualquer parte dentro do corpo humano, o exame não prejudica a saúde e não causa qualquer tipo de dor ao paciente. As imagens de boa qualidade são produzidas por um equipamento, que em pouco tempo demonstra com precisãolesões, como músculos e ossos sendo elas grandes ou pequenas.
Alguns especialistas falam sobre a Ressonância Magnética:
Para Banduki a RM deve ser vista sempre como um exame complementar a uma ultra-sonografia estrutural fetal com a finalidade de precisar melhor a extensão de uma anomalia detectada pelo ultrassom.
Segundo Prayer questões de segurança incluem bioeffects possível do campo magnéticoestático do sistema RM, riscos associados à exposição aos campos magnéticos de gradiente, os efeitos adversos potenciais de energia radiofrequência.
Segundo De Davi, a máquina de Ressonância Magnética é muito rápida, levando entre 15 a 20 minutos para finalizar o resultado, com capacidade de fazer diariamente 50 exames, trabalhando 13 horas por dia. Segundo o médico radiologista Dr. Senair Ambrós,que coordena o serviço de Radiologia do HSVP, esse equipamento é o mais completo na área e irá oferecer o que há de mais avançado no segmento de diagnósticos.
A ressonância magnética, segundo o diretor do CHM, José Antônio Souto Tiveron, é um exame de alta resolução. “Consegue captar alterações muito pequenas nos órgãos examinados, tais como tumores e alterações músculo esqueléticas”, explicouo médico. A utilização do equipamento se dá por várias especialidades médicas, tais como neurocirurgia e ortopedia, conhecido por ser um equipamento público porta aberto para os casos de urgência e emergência na cidade.
Existem várias máquinas de ressonância magnética, sendo algumas delas especializadas em certas partes do corpo, como coluna, tórax, cérebro, joelho entre outros.
Algunsprocedimentos devem ser tomados antes da realização do exame, são eles:
Antes do exame o paciente deve ir ao banheiro para que durante o procedimento não ocorra nenhuma urgência, já que o mesmo é de grande duração.
• O paciente não deve se mexer durante todo o exame, mas pode se comunicar com o médico para pedir ou receber instruções ou relatar o que estiver sentindo.

• A ressonância é umprocedimento que causa pequenos barulhos. O paciente deve usar um protetor ou fone de ouvidos, pois o barulho é incomodo.

• Alguns pacientes são claustrofóbicos e podem se recusarem a realizar o exame ou não se sentirem bem no interior da máquina. Em casos como estes o paciente pode optar em ser sedado ou realizar o procedimento em uma máquina aberta, dependendo dos casos.

• A roupa usada no examenão pode conter botões e fivelas metálicas.
• Brincos, pulseiras, grampos de cabelo, cartões de crédito, relógios, óculos, aparelhos de surdez, celulares, próteses ortodônticas móveis e zíper metálico podem distorcer as imagens da ressonância magnética, mas aparelhos ortodônticos fixos não representam riscos para o paciente, embora possam prejudicar a qualidade das imagens.
• Antes do exame...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonancia magnetica
  • Ressonancia magnética
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!