Ressonância Magnética

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
A Ressonância Magnética (RM) refere-se ao uso de campos magnéticos e ondas de rádio para obtenção de uma imagem. A imagem gerada representa as diferenças existentes entre os vários tecidos do organismo, quantidade de Hidrogênio. A aquisição é feita de modo não invasivo, com extraordinária resolução espacial, não empregando radiação ionizante.

Vantagens
Identificação das estruturas compossibilidade de caracterização tecidos; Obtenção de imagens em quatro planos – axial, coronal, sagital e oblíquos; Obtenção de imagens de vasos sanguíneos, determinando direção e velocidade de fluxo sanguíneo, sem a necessidade de contraste; Uso de contraste paramagnético e não iodado, em caso de pacientes alérgicos a iodo.
Desvantagens
Tempo de realização dos exames relativamente demorado;Necessidade de cooperação por parte do paciente, evitando artefatos de movimento; Altos custos operacionais; Próteses ou corpos estranhos que podem ser deslocados (dano funcional e anatômico) em portadores de Clipes cerebrais ou cirúrgicos, Marcapasso, DIU, Diafragma, Implantes auditivos e Próteses.
Componentes do Sistema de RM a) Magneto b) Bobinas de Radiofreqüência c) Bobinas de Gradiente d) Sistema deSuporte Eletrônico e) Computador e Monitor
6 Magneto

Campo Magnético Estático (força constante = 0,1 a 3 teslas), campo magnético da terra = 0,00005 tesla
Magneto Resistivo
Cargas elétricas em movimento induzem um campo magnético em torno de si mesmo; Se uma corrente elétrica passar por um fio, é criado um campo magnético ao redor deste; O campo magnético é criado pela passagem de correnteelétrica através de rolos de fio que formam uma bobina; Campo pode ser desativado imediatamente;
Necessitam de uma grande quantidade de energia; Seu custo operacional é muito elevado; Campos de baixa potência; Tempos de exame mais longos; Forças de campo magnético de até 0,3 tesla; Grandes campos marginais (que se desviam do corpo do magneto).
7 Magneto Permanente
Utilização de materiais, comoo ferro, o cobalto e o níquel, que possuem propriedades magnéticas permanentes; Material mais utilizado: alnico – liga de alumínio, níquel e cobalto. Não necessitam de fonte de energia; Baixo custo operacional; Inabilidade para desligar a força do campo magnético; Campos de baixa potência; Tempos de exame mais longos; Forças de campo magnético de até 0,3 tesla; Pequenos campos marginais (que sedesviam do corpo do magneto).
Magneto Supercondutor

Mais comum que os outros; Utiliza materiais que não se opõem a passagem da corrente elétrica sob uma dada temperatura muito baixa; Um material largamente utilizado é a liga de nióbio e titânio; São utilizados materiais de resfriamento denominados criogênios (hélio líquido e nitrogênio líquido); O custo de manutenção deste sistema deresfriamento é da mesma ordem ou até maior que os custos elétricos do sistema resistivo; Campo de alta potência; Tempos de exame mais curtos; Forças de campo magnético mais altas, de 2 ou 3 tesla; Grandes campos marginais.
Bobinas de Radiofreqüência
Emitem o pulso de radiofreqüência e captam o sinal de radiofreqüência emitido pelo organismo; Encontram-se embutidas na armação do magneto; As bobinas de corpotodo envolvem o paciente completamente; Melhoram a relação sinal-ruído e, portanto, a qualidade da imagem. As bobinas de volume total circunferenciais são externas e envolvem somente a parte do corpo do paciente que está sendo examinada. Exemplos: bobina de cabeça e para membros; As bobinas de superfície, como a bobina para ombro, são usadas para a obtenção de imagens de estruturas superficiais.Na área de interesse a ser registrada, usa-se uma bobina (bobina de superfície / volume) que ampliará o sinal a ser recebido, relativo a esta região. Esta bobina estará localizada na região de interesse do exame, possuindo diversos tamanhos e modelos diferentes (funciona como uma “antena”)
Átomo Consiste de três partículas fundamentais
Prótons : carga positiva Nêutrons: não têm carga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonancia magnetica
  • Ressonancia magnética
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!