RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FETAL

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
 RESSONANCIA NUCLEAR MAGNÉTICA FETAL
A Ressonância Magnética se tornou o método mais importante e altamente eficaz para o estudo patológico dos articulações, medula espinhal e estruturas do encéfalo. A Ressonância Magnética aplicada ao diagnóstico por imagem utiliza-se dos núcleos dos átomos de hidrogênio que trocam energias com ondas eletromagnéticas aplicadas por radiofrequência. Aressonância Magnética faz utilização de um forte campo magnético (Bo) e pulsos de ondas Radiofrequência (RF). A ressonância magnética não de radiações ionizantes.
Ressonância Magnética é ideal para:
Esclerose Múltipla.
Tumores
Infecções
Ligamentos rompidos (no pulso, joelho e tornozelo )
Lesoes no ombro
Tendinite
Massas (nos tecidos do Corpo)
Tumores ósseos , cistos e hérnias dedisco na coluna.
Outra grande vantagem da ressonância magnética é sua capacidade de gerar imagens de qualquer plano. Criar imagem axial e imagens no plano sagital e coronal. E o que é melhor, o paciente não precisa fazer nenhum movimento.
Há muitas pessoas que não podem fazer esse exame por questões de segurança (por exemplo, pessoas com marca-passos) e há pessoas que são grandes demais paraentrar na máquina.
Pessoas com Claustrofobia (é uma experiência muito incomoda para elas).
Durante o exame, a máquina faz muito barulho. (você pode até levar uma fita cassete ou CD para ouvir).
Os pacientes devem ficar completamente imóveis durante longos períodos de tempo. Estes exames podem durar de 20 a 90 minutos ou mais. Pinos, placas, articulações artificiais podem causar graves distorçõesnas imagens. Os equipamentos de ressonância são extremamente caros , o que acaba deixando os exames caros também.
A ressonância magnética é segura para todas as pessoas ?
Não haja riscos relacionados a radiações ionizantes, há contraindicações para sua realização. Indivíduos que usam marca-passos cardíacos e clipes cirúrgicos intracranianos, por exemplo, correm riscos devido á exposição aoforte campo magnético.
Contra- indicações:
Fragmentos Metálicos;
Implantes dentário;
Piercing ;
Tatuagem;
Contraindicações absolutas;
Clipe de aneurisma ; Marca- passo; Gravidez até o terceiro mês.
RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA FETAL:
Introdução:
A avaliação por imagem do feto, tem se aprimorado ao longo dos anos. É inegável o papel da ultrassonografia (USG) para esta finalidade, mas elanão é mais o único método disponível de imagem considerado seguro. O estudo por ressonância magnética (RM) veio acrescentar conhecimentos ao permitir a obtenção de imagens anatomicamente mais detalhadas além de maior resolução de contraste das partes moles, sem sofrer interferências negativas de fatores desfavoráveis a USG como obesidade materna, oligodramnia e alguns tipos de posicionamentofetal. Por suas características de baixo custo, portabilidade, facilidade de acesso e existência de profissionais bem treinados, a USG ainda é o método inicial e em muitos casos suficiente para estudo de feto durante a gestação. Contudo diante de diagnósticos mais complexos a RM tem precisas indicações .
HISTÓRICO:
Os primeiros trabalhos sobre RM com finalidade diagnóstica em medicina forampublicados por SMITH em 1983.
A maior parte das indicações de RM fetal está relacionada as patologias do sistema nervoso central, pois permite uma boa avaliação dos diversos estágios de formação do cérebro fetal. Contudo com o aperfeiçoamento das sequencias utilizadas, esta vem se mostrando de grande utilidade também no estudo de outras malformações fetais tais como torácicas, urinarias e abdominais.PRINCIPAIS ASPECTOS FÍSICOS:
O Procedimento usado na RM consiste em submeter uma região a ser examinada num campo magnético, perturbando o equilíbrio do núcleo por uma determinada frequência (frequência de ressonância ). Quando submetido á ação de um campo magnético um tecido biológico tem seus prótons orientados segundo o eixo desse campo.
Normalmente tem orientação aleatória ficam alinhados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ressonância magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonancia magnetica
  • Ressonancia magnética
  • Ressonância magnética
  • Ressonância Magnética
  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
  • Ressonância magnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!