Ressenha direita e esquerda

380 palavras 2 páginas
DIREITA E ESQUERDA: RAZÕES E SIGNIFICADOS DE UMA DISTINÇÃO POLÍTICA. http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2010/02/27/direita-e-esquerda-razoes-e-significados-de-uma-distincao-politica/ Acesso em dia 27/08/2013.

PARTIDOS POLÍTICOS – UMA REFLEXÃO. http://www.josonielfonsecaadv.com.br/PARTIDOS%20POL%C3%8DTICOS.pdf Acesso em dia 27/08/2013.

Desde a revolução francesa já se existia a divisão entre direita e esquerda, onde a direita era constituída pelos conservadores e a esquerda pelos revolucionistas. É de tamanha importância a existência dessa divisão, pois é ela que faz com que exista a discussão e o debate de vários ideais econômicos e sociais, portanto politica é a ação coletiva que se decide por meio desses debates.
Na politica pode acontecer varias mudanças quem era esquerda pode virar direita e assim vice-versa, pois as ideias e os conceitos mudam diariamente assim mudando também de defensores. Segundo Norberto Bobbio existi algumas maneiras para se dizer quem é direita e quem é esquerda como por exemplo são de esquerda quem não admita as desigualdades sociais e são a favor da eliminação e é da direita quem aceita as desigualdades como natural e que elas não podem acabar.
Essa divisão faz com que surja partidos politicas que defendem seus ideais, o termo partido politico significa pessoas que tem interesse e ideias em comum contra outra de opinião contraria, para se existir a democracia é necessário que exista partidos políticos pois são eles que representaram o eleitor, as finalidades do partido são unir uma determinada corrente de opinião, selecionar os eleitos e educar os eleitores para que eles posam votar consciente.
Antigamente os partidos eram uma aglomeração de pessoas que queriam participar do processo politico depois de alguns anos que se criaram leis que legalizavam os partidos e organizaram o processo politico onde só podia se candidatar candidatos inscritos pelos partidos.
Mas atualmente o eleitor não se pode apenas confiar no

Relacionados