Ressenha de Historia

647 palavras 3 páginas
Silva, Semíramis Corsi. Aspectos do ensino de História Antiga no Brasil: Algumas observações.

Este é um artigo que aborda críticas e observações sobre, como diz no título, os aspectos do ensino de História Antiga no Brasil.
Na introdução, cita-se o início dos estudos históricos no Brasil, referindo-se a “primeira cadeira de estudos universitários na área” sendo “fundada apenas na década de 1940, na Universidade de São Paulo- USP” e também o crescimento, o desenvolvimento e expansão do mesmo no país. Tendo como prova disso os “Simpósios Temáticos da área no encontros regionais e nacionais da Associação Nacional de História - ANPUH, o grande número de congressos específicos de História Antiga em diversas universidades de todo Brasil, o aumento considerável das publicações de textos e livros de importantes pesquisadores, a quantidade de revistas específicas que surgem virtualmente ou impressas a cada dia, o intercâmbio frequente entre estudantes e professores das universidades brasileiras, as diversas bolsas que pesquisadores da área têm conseguido para estudos no exterior e o aumento das cadeiras dedicadas a professores desta modalidade nas universidades.”
Já no subtítulo ‘‘As pesquisas e o ensino acadêmico em História Antiga no Brasil: um breve balanço’’, a autora menciona como a História era ensinada, onde diz que “Durante os duros anos da Ditadura Militar, vemos as pesquisas e o ensino de História Antiga, nas suas amplas modalidades, sempre ligados ao factual, o que acontecia também nos demais campos da História. O estudante aprendia apenas fatos positivos e feitos de personagens considerados grandes. A História era apresentada como uma linha contínua com acontecimentos com causa e efeito, sem a análise fundamental dos processos históricos propriamente.”
Ainda sob o mesmo subtítulo, é falado sobre “as contribuições de outras áreas do conhecimento para os estudos da Antiguidade se tornaram ainda mais válidas. Exemplos disso podemos citar os inúmeros

Relacionados

  • A vida quotidiana na roma antiga
    1394 palavras | 6 páginas