ressenha critica

983 palavras 4 páginas
Instituto Federal da Paraíba
Campus: Campina Grande
Curso: Licenciatura Plena em Matemática
Disciplina: Estagio Supervisionado I
Professora: Debora
Aluno: José Willams Araujo Sousa

Resenha do Texto Estagio: Diferentes Concepções

Selma Pimentel afirma que “na pratica a teoria e outra” dita por profissionais da educação de que a formação de professores, nem fundamenta teoricamente a atuação do futuro profissional nem toma a prática como referência para a fundamentação teórica.
No capitulo da prática como imitação de modelos pimenta relata que a realidade do ensino e os alunos que vão à escola não mudam com o passar dos anos. E o único papel da escola é ensina, e se os alunos não aprende, a escola não e responsável, mas sim as famílias desses alunos e as diversas culturas a que pertencem. Assim o profissional que haja dessa forma não valoriza a sua formação intelectual, limitando a atividade docente apenas a práticas que foram observadas e caracterizadas como boas.
No segundo capitulo, “A prática como instrumentação técnica”, o autor aborda a ideia de que o profissional se restringe à “pratica”, não necessitando dominar os conhecimentos científicos. Nessa visão, a teoria e a pratica são tratadas separadamente. O professor deve saber utilizar diversas técnicas de ensino nas diferentes situações encontradas atualmente. O estagio passou a ser visto como identificador dos desvios e das falhas das escolas, dos diretores e dos professores. As escolas passaram então a rejeitar os estagiários.
No terceiro capitulo, o auto nos mostra que com a separação da teoria e pratica, resulta no empobrecimento das práticas na escola, havendo a necessidade de entender o porquê que o estagio deve ser teórico e prático. O autor afirma que se o objetivo e altera as instituições com as teorias, então é necessário compreende a relação entre os alunos e as instituições.
Consequentemente, as atividades que os professores realizam

Relacionados

  • ressenha critica
    335 palavras | 2 páginas
  • A vida quotidiana na roma antiga
    1394 palavras | 6 páginas