Respostas referidas ao livro "a evolução do capitalismo"

Páginas: 15 (3533 palavras) Publicado: 30 de abril de 2012
Questões para Discussão:
Prof. Dr. Sylvio Mário Puga Ferreira
DISCIPLINA: HISTÓRIA ECONÔMIA GERAL I
1)Disserte sobre a Definição, Origem e Uso da palavra “Capitalismo”
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Há, segundo Maurice Dobb (1983), três significados básicos utilizados para a palavra capitalismo.O primeiro significado diz a respeito da essência do capitalismo, que segundo Werner Sombart, está no espírito capitalista, no espírito de acumulação que deveria estar presente antes do nascimento do capitalismo.O segundo significado defende que o capitalismo é o regime de mercado que existe a partir da troca de mercadoria a grandes distâncias, e usando moedas. E o terceiro é descrito por Marxcomo sistema de mercado.
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.
Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionadosao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista : lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.
O uso da palavra "capitalismo" em referência a um sistema econômico aparece duas vezes noVolume I de O Capital, p. 124 (Edição alemã) e, em Theories of Surplus Value, tomo II, p. 493 (Edição alemã).

2)Qual o conceito de Capitalismo para Marx?
Marx descreveu o capitalismo como sistema de mercado que surgiu a partir da mudança dos meios de produção; mudança esta que tornou a força de trabalho um produto como qualquer outro. A sociedade dividiu-se, pelo novo meio de produção, entre umaclasse de pessoas que têm propriedades (os capitalistas) e outra classe dos que não têm propriedades (proletariado); para os últimos, a única alternativa para sobrevivência é vender sua força de trabalho como um produto. Há, a partir do advento do capitalismo, uma separação entre propriedade e trabalho.
3)Defina o Feudalismo e discorra sobre os fatores políticos e sociais que influenciaram o fimdo Sistema Feudal.
Dobb define o feudalismo sob a ótica da servidão. Ele acreditava que o feudalismo europeu ocidental podia ser definido como: a) um sistema econômico em que aservidão era a relação de produção predominante; b) a produção se organizava no interior da propriedade senhorial; c) produção planejada com vistas às necessidades plenamente conhecidas.
A partir do século XII, ocorreramvárias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal, como o:

- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas;
- O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo;
- Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural(saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos;
- As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;
- O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuía alto poder econômico. Estaclasse social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais;
- Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo;
- No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica do livro a evolução do capitalismo
  • Resumo Livro
  • Evolução do Capitalismo
  • “A evolução do capitalismo”
  • A evolução do capitalismo
  • A evolução do capitalismo
  • A EVOLUÇÃO do CAPITALISMO
  • Evolução do capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!