respostas ad1 2014 EJA

451 palavras 2 páginas
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2014.1
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ALUNA: LEILA REGINA NUNES FELICIDADE MATRÍCULA:12212080038
POLO: ROCINHA

RESPOSTAS:

Questão 1
1.1 - Vídeo: “Vida Maria”
1.2 - Análise crítica: As histórias de vida de muitos indivíduos não encontraram caminhos que os levassem ao ensino na idade convencionada pela legislação na rede oficial de ensino, tornando cada vez mais difícil a inclusão na área educacional.
Muitas pesquisas demonstraram que não existiu e até hoje inexistem grandes avanços para sanar o analfabetismo, apesar de alguns programas direcionandos a jovens e adultos criados há alguns anos, muitos não sairam da teoria, não se efetivaram para atingir a massa de excluídos. Nas regiões menos favorecidas, as famílias não conseguem incluir e manter seus filhos na escola, o que leva a perpetuar a situação oprimente que vemos atualmente. Vivemos em uma sociedade que não valoriza uma educação de qualidade para todos.

Questão 2
2.1 - Os religiosos das missões, jesuítas.

2.2 – No início os índios eram evangelizados e recebiam orientações sobre normas de comportamento e alguns ofícios. Com a ampliação da ação jesuíta, o ensino passou a ser dado aos filhos da classe dominante, porém uma educação humanista e mais ampliada, enquanto para a maioria somente o ensino de ler e escrever.

Questão 3
Após o Movimento dos Pioneiros (1932), que foi um marco para a educação brasileira, surgiu no chamado Estado Novo (1937 a 1945) a criação do Fundo Nacional do Ensino Primário, ampliando a cobertura de recursos para o ensino supletivo de jovens e adultos, com o objetivo de melhorar o nível de escolaridade, favorecendo a qualidade de mão de obra nos postos de trabalho da industria e comércio em crescimento no país.

Questão 4
4.1- PNA – Programa Nacional de Alfabetização e MOBRAL

4.2- O PNA, foi criado em 1964 pelo Governo Federal, objetivando a participação e mobilização de vários setores da sociedade civil para a alfabetização a partir do método

Relacionados