RespostaDesafio

598 palavras 3 páginas
Desafio: Como desenvolver um fio condutor de eletricidade a partir de um compósito polimérico, para a indústria têxtil?

O poliacrilonitrila (PAN) é muito utilizado na indústria têxtil para a fabricação de roupas (orlon), feltros, carpetes, tapetes, cordas. A síntese e caracterização da PAN seguida de tratamento térmico é muito interessante e estudado por alguns pesquisadores, mas ainda é um assunto não totalmente solucionado, principalmente quando se adiciona dopantes metálicos, como Fe, Co, Zn entre outros.1 O tratamento térmico faz com que a estrutura do polímero PAN gere em sua estrutura heterocicla, ligações intermoleculares e inserção na cadeia carbônica, grupos COOH, tornando assim o polímero mais flexível se comparado ao precursor, que se apresentava bastante cristalino e consequentemente quebradiço. Sendo quebradiço e com baixa condutividade elétrica, a aplicação da PAN como polímero condutor é muito limitada.
Necessitamos então de um material de reforço que possa tornar o material menos quebradiço e assim tonar possível o desenvolvimento de um fio condutor de eletricidade.
A descoberta dos nanotubos de carbono e dos materiais nanoestruturados com carbono tem inspirado os pesquisadores em uma série de potenciais aplicações. Mais especificamente, o uso de nanotubos de carbono em compósitos polímero/nanotubos de carbono tem atraído muita atenção em termos das suas excepcionais propriedades elétricas e mecânicas (resistência, resiliência), fazendo deles materiais ideais de reforço em nanocompósitos. Assim, a adição dos nanotubos de carbono em diferentes matrizes poliméricas aumenta efetivamente as propriedades da matriz.
Os nanotubos de carbono (NTC) apresentam combinação única de propriedades mecânicas, elétricas e térmicas que os tornam excelentes candidatos para substituir ou complementar as cargas convencionais utilizadas no preparo de nanocompósitos poliméricos. Por exemplo, os nanotubos de carbono de parede única, denominados SWCNT da sigla em inglês,

Relacionados