RESPOSTA QUESTIONARIO OQUEERELAIDADE

869 palavras 4 páginas
1) Comente por que a realidade é um processo de construção social?
-A realidade é um conceito extremamente complexo que requer e merece reflexão filosófica aprofundadas.
A realidade depende de esta vivenciando associados às suas culturas, percepções de mundo, medos, preconceitos e todo uma gama de interferências do mundo social que vive. As pessoas percebem a realidade de forme diferentes a depender de seu histórico de vida, seu cotidiano e costumes.
Porém percebemos mais facilmente a realidade que estamos acostumados e associados ao nosso cotidiano.
Exemplificando podemos ilustrar numa cidadezinha do interior onde as pessoas vivem num cotidiano de moral e costumes tradicionais e antigos, como principio maior para sua vida, não acharia atraente uma mulher andando pela cidade de mini-saia e blusa sensual, com salto alto, não achariam agradável de certa forma condenariam a sua presença na cidade. Já essa mesmo mulher num grande centro passaria despercebida já que é comum este tipo de roupa pelos seus frequentadores.

2) Detalhe o papel da linguagem na edificação da realidade?

A linguagem é essencial para a edificação da realidade. Sem ela o que existe hoje não teria um conceito e não teríamos um “mundo” e tudo não passaria de um aglomerado de coisas. A linguagem é o que nos distinque dos animais. O animal esta preso ao seu corpo e ao meio ambiente ao redor que vive, enquanto o homem, é mais que seu próprio corpo, a consciência dele, através da linguagem que tão somente é do homem para o homem. Damos matéria e sentido as coisas existentes. Com a palavra o homem criou o tempo ou a consciência dele.
O sistema linguistico de que se vale um poco é condicionante de sua maneria de interpretar o mundo e de nele agir (construindo sua realidade).
Alguns pontos a ser considerados :
- Realidade multiplas.
- A nossa vida cotidiana é a nossa realidade por excelência.
- O setor da realidade que me é mais claro e conhecido pode ser chamado de “não-problemárico”
- A linguagem

Relacionados