Resposta Lista2 Cap2 Tanenbaum

1158 palavras 5 páginas
Lista de Exercícios 2 - Arquiteturas de Sistemas Distribuídos
1. O que é arquitetura de um sistemas distribuído?
R: Os sistemas distribuídos muitas vezes são complexas peças de software cujo componentes estão espalhados por diversas máquinas. É crucial que esse sistema esteja adequadamente organizado. Para isso contamos com as arquiteturas de sistemas de distribuídos, que nos dizem como esses componentes devem ser organizados e como devem interagir.
2. Qual é a importância do projeto da arquitetura de um sistema?
R: A definição de um estilo arquitetônico é crucial para o sistema. Tal estilo é formulado em termos de componentes, do modo como esses componentes estão conectados uns aos outros, dos dados trocados entre componestes e, por fim, da maneira como esses elementos são configurados em conjunto para formar um sistema. Esses componentes podem ser substituídos, nada melhor do que guardarmos todas essas informações.
3. Descreva sucintamente os principais estilos arquitetônicos.
O estilo de arquitetura em camadas é simples, os componentes são organizados em camadas, e um componente na camada L_i tem permissão de chamar componentes na camada subjacente L_(i-1), mas não o contrário, L_(i-1) não tem permissão de chamar componentes na camada L_i. O controle flui de camada para camada: requisições descem pela hierarquia, ao passo que resultados fluem para cima.
O estilo de arquitetura baseada em objetos é uma arquitetura mais solta, cada objeto corresponde a um componente, e esses componentes são conectados por meio de uma chamada de procedimento.
Arquiteturas de entradas em dados se desenvolvem em torno da ideia de que processos se comunicam por meio de um repositório comum (passivo ou ativo).
Em arquiteturas baseadas em eventos, os processos se comunicam, em essência, por meio da propagação de eventos que, opcionalmente, também transportam dados. A ideia básica é que processos publiquem eventos após os quais o middleware assegura que somente os processos que se

Relacionados