resposta exercicios redes de computadores linderber barros de sosa

3159 palavras 13 páginas
1

Respostas dos Exercícios

Redes de Computadores
Lindeberg Barros de Sousa

1a Edição

2

Redes de Computadores

Capítulo 1

Capítulo 2

1. Morse, Baudot, ASCII e EBCDIC.

1. O sinal analógico é o que encontramos na natureza. É basicamente um sinal senoidal, que varia no tempo de uma forma gradativa e cíclica. O sinal digital é uma onda quadrada, gerada pelo computador com variações bruscas entre dois estados (0 e 1).

2. A arquitetura em barramento é utilizada em redes locais Ethernet. No início era fisicamente composta por um cabo coaxial, em que os computadores eram ligados. Posteriormente, passou-se a utilizar hubs e switches que simulam internamente o barramento para a comunicação entre os equipamentos ligados a ele.
3. Fios e cabos metálicos, fibras ópticas e transmissão por ondas eletromagnéticas.
4. CRC (Control Redundancy Check), em que um algoritmo, a partir dos dados do bloco de informações que vai ser transmitido, calcula um valor que é colocado em um campo do bloco e transmitido. O receptor, ao receber o bloco, recalcula o valor utilizando o mesmo algoritmo e, se o valor for igual ao enviado, significa que todos os dados estão no bloco recebido.
5. ISO (International Standard Organization),
EIA (Electronic Industries Alliance),
ANSI (American National Standards) e
ITU (International Telecommunications
Union).
6. Ambos possuem sete camadas no processo de comunicação de dados, que são análogas. A arquitetura SNA foi criada pela IBM e o modelo OSI foi criado pela ISO (International Standards
Organizations).

2. Consiste em colocar o sinal digital do computador em uma portadora analógica que vai atravessar o meio de transmissão. As formas de modulação de sinais de dados são:
;; Modulação por frequência, em que se varia a frequência da onda portadora para representar os bits 0 e 1.
;; Modulação em amplitude, em que se varia a amplitude da onda portadora para representar os dados

Relacionados