Responsabilidade Socioambiental

Páginas: 10 (2297 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMEÇA POR VOCÊ

RESUMO:
Com o agravamento de problemas sociais e ambientais, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. No início deste século XXI, nota-se a valorização de uma nova postura empresarial, não mais focada apenas na obtenção de lucros, mas no relacionamento com a sociedade e a sustentabilidade dos negócios. O meioambiente passou a ser um destes diferenciais nas ultimas décadas, com o valor agregado trazido pelo seu controle de gerar melhor utilização, métodos de preservação e até mesmos sistemas de recomposição de degradações ocorridas anteriormente. A educação ambiental inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos por meio de uma reestruturação da cultura. É uma abordagem humanística,democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

PALAVRA-CHAVE: Sustentabilidade. Meio Ambiente. Inclusão Social. Preservação.

INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental pode ser considerada, de uma forma mais elaborada, como um processo educacional, aplicada de maneira mais sistemática, por meio da qual aspessoas aprendem ou adquirem conhecimentos específicos, habilidades em função de objetivos definidos, ou modificam atitudes diante das relações entre pessoas ou de aspectos de tarefa, organização ou ambiente.
Coutinho e Macedo-Soares (2002) ressaltam que, devido ao agravamento de problemas sociais e ambientais por todo o planeta (desemprego, exclusão, poluição, exaustão de recursos naturais) e àdificuldade dos governos em solucioná-los, as forças da sociedade estão passando por um processo de reorganização. É neste contexto que as empresas sentem a pressão para adotarem uma postura socialmente responsável na condução dos seus negócios. O volume de recursos investidos em práticas ligadas à responsabilidade social tem apresentado grandes elevações e adquirido maior relevância no cenáriomundial.




DESENVOLVIMENTO:
Os filósofos pré-socráticos que viveram há alguns séculos a.c. já elaboravam teorias sobre os recursos naturais e as interações homem/natureza, porem, de forma amena e causal, já que os indivíduos viviam em harmonia com o meio e dele tiravam apenas aquilo que era necessário para sua subsistência, sem degradação ou exploração de recursos.
A revoluçãoindustrial que iniciou-se em meados do sec XVIII, transformou a sociedade, a economia e a extração de recursos naturais. Os recursos naturais, no decorrer dos últimos séculos, são explorados para garantir o sustento de uma sociedade que possui a cultura enraizada no consumismo desenfreado, além de alimentar novas tecnologias e desenvolver métodos para sanar os problemas da modernidade.

Aevolução da humanidade e o processo de “desenvolvimento” culminaram problemas de cunho socioambiental provocando impactos negativos que incidiram diretamente sobre os recursos naturais (...) Atualmente são comuns a contaminação dos cursos de agua, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats relacionados à fauna, além de muitasoutras formas de agressão ao meio ambiente.(SANTANA p 2)

A exploração dos recursos passa por um processo linear, este processo é composto basicamente por: Extração, industrialização, comercialização, consumo e descarte de resíduos. O grande problema desse processo é que os recursos são finitos, e recursos finitos em um sistema linear se esgotam. A questão da proteção e conservação do meiotornou-se um problema de responsabilidade socioambiental, a sustentabilidade se tornou uma preocupação de nível mundial que envolve vários seguimentos da sociedade, para trabalhar em prol dos recursos para as próximas gerações.
A estrutura do movimento ambiental brasileiro assume a configuração “multissetorial”e mais complexa no final da década de 80, demandando atores com praticas focadas na busca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade socioambiental
  • Responsabilidade socioambiental
  • Responsabilidade socioambiental
  • Responsabilidade socioambiental
  • Responsabilidade socioambiental
  • responsabilidade sócioambiental
  • Responsabilidade socioambiental
  • Responsabilidade socioambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!