Responsabilidade Social e Direitos Humanos

Páginas: 8 (1814 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015




Responsabilidade Social e Direitos Humanos


























Introdução
Mesmo seguindo na direção de se tornar a quinta maior potência econômica global, o Brasil continua em evidência na lista dos países com maior desigualdade. A preocupação com a questão do desequilíbrio na distribuição de riqueza e de oportunidades para a geração de renda e acesso a bens e serviços públicos tornaobrigatório elevar os direitos humanos ao mesmo patamar da economia.
Investir nos direitos humanos é assegurar condições de vida digna para toda a população e reduzir as desigualdades sociais. Diante disso, as empresas têm papel fundamental, devendo adotar postura preventiva em relação a possíveis violações de direitos humanos e proativa no combate ao trabalho escravo e na valorização dadiversidade no quadro de funcionários. A promoção da responsabilidade social nas organizações vem se tornando uma realidade.
O Brasil já mostra avanços no campo social, porém, levando-se em consideração o objetivo de se construir ambientes sociais saudáveis para as atividades produtivas, a velocidade da evolução tecnológica e o crescimento dos padrões de consumo em todo o mundo, esse processo ainda élento.
O que é Responsabilidade Social
A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações obrigatórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos. O conceito, nessa visão, envolve o beneficio dacoletividade, seja ela relativa ao público interno ou atores externos.
Com o passar do tempo, tal concepção originou algumas variantes. Assim, conceitos novos são usados para definir responsabilidade social, entre eles Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Responsabilidade Social Empresarial (RSE), que serão abordadas no presente trabalho.
A chamada RSC é, na maioria dos casos, conceitousado na literatura especializada sobretudo para empresas, principalmente de grande porte, com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários. O conceito de RSE, ainda que muitos vejam como sinônimo de RSC, tende a envolver um espectro mais amplo de beneficiários, envolvendo aí a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, mas também aredução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. Na maioria das vezes tais ações são acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros.
Entende-se responsabilidade social como um processo contínuo e de melhoria da empresa na sua relação com seus funcionários, comunidades eparceiros. Não há viés assistencialista uma vez que há uma lógica embutida de desenvolvimento sustentável e crescimento responsável. A maior parte das empresas que adotam postura socialmente responsáveis auferem um crescimento mais sustentável, ganhos de imagem e visibilidade e são menos propícias a litígios ou problemas judiciais.
O que são os direitos humanos
Os direitos humanos são direitos inerentes atodos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. O conceito de Direitos Humanos reconhece que cada ser humano pode desfrutar de seus direitos humanos sem distinção
Estão incluidos nos direitos humanos o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitosoutros.
Os direitos humanos são garantidos legalmente pela lei de direitos humanos, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana. A legislação de direitos humanos obriga os Estados a agir de uma determinada maneira e proíbe os Estados de se envolverem em atividades específicas. No entanto, a legislação não estabelece os direitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução dos direitos humanos no brasil e responsabilidade social
  • Democracia Tica Cidadania E Direitos Humanos Responsabilidade Social
  • Resumo do artigo: responsabilidade social corporativa e direitos humanos: discursos e realidades
  • Responsabilidade social, sustentabilidade e capital humano
  • Direitos humanos e serviço social
  • A história social dos Direitos Humanos
  • Movimentos sociais e direitos humanos
  • História social dos direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!