Responsabilidade social nas organizações

Páginas: 8 (1977 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
A responsabilidade social é o cumprimento de deveres e obrigações de indíviduos, empresas, governos para com a sociedade em geral. A prática da responsabilidade social vai além das obrigações legais e da busca pelo destaque junto à concorrência, visto que ela contribuiu para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.
O administrador deve ter consciência e conduta ética voltadas aosobjetivos não só da empresa, ou seja, dos interesses dos proprietarios e acionistas, mas sim para o todo, o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. É a preocupação com todos os fatores econômicos, fisiológicos, sociais e politicos que se envolvem com a empresa, matéria-prima e o capital.
A politica da responsabilidade social é garantir melhor qualidade de vida, minimizar os riscosclimáticos e globais e preservar o meio ambiente, assim além de agregar valor a sua imagem, conquista um espaço diferenciado no mercado e aumenta sua capacidade de manter e recrutar profissionais, além do valor incomparável para empresa e sua coletividade do uso racional dos recursos naturais.
A ação da responsabilidade social proporciona sustentabilidade, gera melhor relacionamento com osdiversos públicos e minimiza os aspectos sociais e ambientais.

No início, os conceitos não eram bem interpretados, assim dificultando a execução e ação dos projetos por serem rejeitados pela sociedade e empresas, por estas acharem que os projetos visavam apenas interesses pessoais e individuais.
Hoje, a sociedade está mais consciente, ficando para trás aquela visão de que exercer aresponsabilidade social é apenas pagar as taxas impostas pelo governo e gerar empregos. Mas, falta atitude para se envolverem direta ou indiretamente na execução para alcance dos objetivos.
O verdadeiro significado da responsabilidade social é buscar novos horizontes para o melhoramento social coletivo, através de processo contínuo, e não apenas por ações pequenas e / ou isoladas.

1INTRODUÇÃO

Diante deste cenário globalizado, as empresas buscam cada vez mais novas técnicas gerenciais para garantirem seu espaço no mercado. Para redefinição de seus valores como forma de adequá-los às necessidades exigidas, as empresas desenvolvem novo comportamento para sobreviverem neste mundo competitivo: a prática da Reponsabilidade Social.
Essa prática exige a consciência real dosignificado de Responsabilidade Social, qual seja, é a preocupação com todos os fatores econômicos, fisiológicos, sociais e politicos que se envolvem com a empresa, matéria-prima e o capital.
É necessário o desenvolvimento de estratégias empresariais competitivas por meio de soluções socialmente corretas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis.

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL DASEMPRESAS

A Reponsabilidade Social exerce impactos significativos no papel e no significado da empresa, é um dos assuntos mais abordados na midía e pela sociedade no geral. Mas, o que é esse conceito? O que envolve? E como surgiu?
A responsabilidade social é o cumprimento de deveres e obrigações de indíviduos, empresas, governos para com a sociedade em geral.
A prática daresponsabilidade social vai além das obrigações legais e da busca pelo destaque junto à concorrência, visto que ela contribuiu para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.
O compromisso que uma empresa deve ter para com a sociedade, é por meio de atos e atitudes positivos, de modo amplo, agindo proativamente e coerentemente no que diz respeito à seu papel específico na sociedade e naprestação de contas para com ela. Responsabilidade Social de Empresas é uma das temáticas mais faladas atualmente. Mas o que é esse conceito? O que ele engloba? O que influenciou o seu surgimento?

Corrêa et al (2004) cita que o despertar da responsabilidade social das empresas não tem um histórico cronologicamente definido. Há na verdade, uma evolução da postura das organizações em face da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade social das organizações
  • ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
  • Responsabilidade social nas organizações
  • A responsabilidade social nas organizações
  • Responsabilidade social das organizações
  • Ética e responsabilidade social nas organizações
  • ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
  • Responsabilidade social nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!