Responsabilidade social nas empresas

Páginas: 12 (2859 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1 - INTRODUÇÃO
Atualmente a preocupação com os problemas sociais e ambientais, decorrentes principalmente pelo fenômeno da globalização dos mercados, está cada vez mais em evidência.
A discussão sobre esse tema tem se tornado cada vez mais frequente, visto que o mesmo é constantemente veiculado pelas organizações por meio de diversas mídias, bem como no meio acadêmico.
No meio empresarial,a “responsabilidade social” tornou-se alvo de muitas organizações, principalmente no que se refere às propagandas ou campanhas de divulgação de seus produtos e serviços, com o objetivo principal de obter uma melhor imagem perante o mercado e como um diferencial competitivo diante de seus concorrentes, assim, melhorando a reputação da empresa e atraindo os consumidores.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 -Fundamentação Teórica
Não existe um conceito formal sobre responsabilidade social, porém, há muitos pontos de vista particulares sobre o tema. Vamos citar e comentar alguns deles na sequência.
O Instituto Ethos define o termo responsabilidade social empresarial como a forma de gestão orientada pela ética e transparência da empresa com todos os públicos envolvidos e pelo estabelecimento demetas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, de maneira a resguardar os recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e contribuindo para minimizar as desigualdades sociais.
Na visão de Bateman e Snell, a responsabilidade social resume-se na geração de lucros, pois as ações de melhoria na qualidade de vida estão atreladas aocrescimento dos lucros da empresa.
O conceito de responsabilidade social segundo Karkotli & Aragão, seria a obrigação do empresário em adotar políticas, tomar decisões e seguir linhas de ação desejáveis, de acordo com os objetivos e valores da sociedade.
Na concepção de Félix, a responsabilidade social deve ser considerada como uma visão, à longo prazo, de aquisição de consciência, demaneira que elas agreguem a responsabilidade social a sua missão e cultura organizacional.
Segundo os autores, a ação das empresas deve buscar e trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente e promover retorno para os investidores.
A responsabilidade social consiste no desenvolvimento deatividades das quais a sociedade necessite e que não sejam obrigatórias por lei. Exemplo: uma empresa não pode se apresentar na mídia como socialmente responsável, pelo fato de não depositar seus resíduos em rios, gerar empregos, ser pontual no pagamento de impostos e oferecer um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários, já que estes são direitos e deveres garantidos em lei.
2.2 - Histórico daResponsabilidade Social
No decorrer da história ocorreu a substituição da manufatura pela mecanização em prol da eficiência produtiva e da maximização dos ganhos.
A concentração da população em áreas urbanas devido ao êxodo rural acentuado levou a uma urbanização descontrolada e um crescimento desordenado das cidades gerando diversos problemas sociais e deficiências. Como consequência disso, odesenvolvimento do sistema capitalista e sua consolidação por meio da globalização, gerou desenvolvimento e crescimento econômico às nações, e com isso houve práticas abusivas para se obter lucro, fomentando uma visão hostil sobre as empresas.
Durante o século XIX as empresas encontravam-se sob forte controle estatal, haviam muitas pressões por parte de empresário em expandir os direitos dasempresas, já que esse controle também restringia o acúmulo de poder pessoal.
Durante a guerra civil norte-americana houve mudanças na legislação empresarial, permitindo que as empresas exercessem atividades de interesse privado. Antes, as empresas eram controladas pelo poder público e pela população, assim, acabavam por manter compromissos com projetos e atividades no âmbito social. A partir do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O CONTADOR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA
  • Responsabilidade social de empresa
  • A responsabilidade social das empresas
  • Responsabilidade Social Das Empresas
  • A Responsabilidade Social Quando As Empresas
  • A RESPONSABILIDADE SOCIAL DENTRO E FORA DAS EMPRESAS
  • A empresa e a responsabilidade social
  • Responsabilidade social e ambiental nas empresas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!